O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou nesta quarta-feira (30) que o avanço da anistia para presos de 8 de janeiro está sendo bloqueado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que teria outros interesses em jogo. “Pacheco quer uma vaga no STF e está usando o projeto da anistia como moeda de troca com o governo Lula”, declarou o parlamentar.
Segundo Gayer, nos bastidores do Congresso há forte apoio à anistia na Câmara, mas, no Senado, a situação muda. “A imprensa não vai falar, mas ele já é conhecido como o ‘despachante do Lula’. Pacheco está de olho em ser indicado ao STF e vai travar qualquer movimento pela anistia que ameace esse apoio,” afirmou.
O deputado também alertou que a disputa pela presidência da Câmara pode impactar a votação da anistia. “O momento é delicado; podem usar esse projeto como barganha para apoio político. Precisamos garantir a justiça para essas pessoas, muitos são idosos e nunca tiveram um crime no histórico,” ressaltou Gayer.
Por fim, ele destacou que uma comissão especial da Câmara ouvirá familiares dos presos. “É nossa chance de dar voz a quem foi injustiçado e mostrar ao Brasil o que realmente aconteceu. Precisamos corrigir essa injustiça antes que seja tarde demais,” concluiu o deputado.