Amanhecer na Praia dos Cavaleiros. Macaé/RJ. Data: 17/09/2019. Foto: Rui Porto FIlho

O objetivo é mostrar um pouco da música e das tradições de cada município da região

Sabendo da importância do segmento do turismo cultural, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e a sua vinculada TurisRio, em parceria com os municípios que compõem a região turística Costa do Sol, prepararam uma grade de apresentações que acontecerão durante o Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa do Sol. O evento será realizado no dia 29/09, em Macaé, e contará com dois palcos. No primeiro acontecerá a programação institucional do encontro e em um outro local, na área externa, os shows.

Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, destaca que as atrações vão animar o público e mostrar a enorme diversidade do Estado nesse segmento.

– Conhecer os atrativos culturais de cada cidade é fundamental para entender muitas das características dos municípios. Muitos turistas focam suas viagens nesse segmento. Afinal, nada define melhor um destino do que a sua cultura.

As apresentações começam às 9h, com a Orquestra de Violão de Carapebus. Em seguida, às 10h15, Macaé vai oferecer um show de chorinho. Às 11h, o músico multi instrumentista Celso Cordeiro, de Casimiro de Abreu, promete animar o público. Às 12h, é a vez da esquete “Papo de Criança”, que virá de Iguaba Grande e é baseada nas cantigas populares de roda.

A parte da tarde começa, às 12h30, com uma apresentação de Boi Malhadinho com cortejo, proposto pelo município de Quissamã. Em seguida, às 14h30, o público poderá assistir um coral de crianças da Comunidade Quilombola Sabara, de Araruama. Às 15h, Quissamã traz o Tambor de Machadinha, que apresentará uma variante do Jongo, da Comunidade Quilombola Fazenda Machadinha. Já São Pedro da Aldeia tomará conta do palco às 16h, com a Vívia Mares & Banda, que trará uma seleção de clássicos de Bossa Nova, mesmo estilo musical das 17h, quando Arraial do Cabo oferecerá um show de voz e violão com Junior Carriço.

Às 18h, São Pedro da Aldeia traz uma apresentação interativa do Coletivo Cultural Omo Odé com Jongo, Samba de Roda, Capoeira e Maculelê. Para encerrar o evento sobe ao palco, às 19h, a banda Segundo Set de Jazz & Blues de Rio das Ostras, que mostrará o estilo musical de um dos mais tradicionais festivais do município.

O Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa do Sol será realizado no Royal Macaé Palace Hotel, seguindo todas as regras sanitárias vigentes. Este é o segundo evento a acontecer e faz parte do Programa “TurismoRJ+Perto” que busca a união de esforços para o desenvolvimento do turismo na retomada das atividades, alinhadas ao avanço da vacinação. Os Fóruns acontecerão em todas as regiões turísticas do Estado.