Para a empresa 3F Fechaduras, os estudantes Guilherme Mello, de 18 anos, e Matheus Costa, de 19, estudantes dos cursos de mecânica e automação industrial, respectivamente, criaram um dispositivo eletrônico para fixar a parte do cadeado por onde entram pequenas peças como pinos e molas, uma espécie de tampa do corpo do cadeado. Chamado de “cravação automática”, o equipamento desenvolvido aumenta a produtividade e a segurança do trabalhador

Nesta quarta-feira (29/11), alunos irão expor projetos desenvolvidos em cima de desafios reais da indústria e da comunidade

Projetos criativos e eficientes, elaborados com as soluções mais modernas disponíveis no universo da educação profissional, engajados com demandas reais da indústria fluminense. Nesta quarta-feira (29), a partir das 8h, a Firjan SENAI Campos, Macaé, Itaperuna e Pádua abrem as portas para receber a comunidade, que poderá conhecer os trabalhos realizados pelos alunos. A Mostra Firjan SENAI de Projetos Integradores oferece ainda um ciclo de palestras e oficinas gratuitas, além de visitação aos laboratórios das escolas.

Baseados em desafios reais da indústria de diversos setores e da comunidade, estudantes pensam em ideias inovadoras para possíveis soluções, desenvolvendo um projeto com protótipo. O projeto contribui para a formação profissional dos alunos, que ainda apresentam todo o seu potencial ao mercado.

Durante a Mostra, os projetos podem ser escolhidos pela indústria para investimento. “É um marco no processo de formação do aluno. O processo de criação de soluções viáveis mobiliza conhecimentos, habilidades e atitudes do aluno que o preparam para o mercado de trabalho”, explicou o gerente de Educação Profissional da Firjan, Edson Mello.

Programação

Na Firjan SENAI Macaé, a programação começa às 8h, com uma apresentação das principais profissões da indústria e as qualificações disponíveis na unidade. Haverá ainda palestras sobre o mundo do trabalho, mostra dos projetos, visita guiada nos laboratórios e uma apresentação dedicada a mostrar a força feminina no mercado offshore.

Na Firjan SENAI Campos, a programação começa às 13h e vai até 22h, e conta com uma apresentação dos projetos, palestras e oficinas desde automação e energia renovável até impressão 3D. Os alunos vão ainda apresentar um robô sumô, projeto realizado pelos próprios jovens matriculados nos cursos técnicos da unidade.

Já na Firjan SENAI Itaperuna e Pádua, a programação começa às 14h. Haverá workshop sobre impressão 3D, de corte a laser e dicas de desenvolvimento e criação de uma boa apresentação. Já os projetos apresentados pelos alunos envolvendo desde a indústria têxtil até energia solar e agronegócio. Um deles, por exemplo, envolve uma solução sustentável de reaproveitamento de EPI’s de soldagem, a partir do protótipo de uma peça de roupa de uma coleção sustentável.

Além de conferir a exposição dos protótipos, o público pode participar também de palestras e oficinas gratuitas sobre diversos temas como Robótica, Automação, Eco Construções e Inteligência Artificial.

Para encontrar a unidade mais próxima, saber mais sobre a programação e se inscrever: https://firjansenai.com.br/cursorio/projetos/projeto-integrador-firjan-senai-+-empresas