Aconteceu na última quarta-feira (08), a entrega da 17ª edição da medalha “Construtor do Desenvolvimento Regional”, criada pela Firjan Norte Fluminense para reconhecer personalidades e empresários que contribuem para o desenvolvimento da região. Este ano, os homenageados foram os empresários Carlos Bacelar e Paulo Maranhão Aguiar.
A cada ano, membros do Conselho Regional do Norte Fluminense e da Comissão Municipal da Firjan em Macaé apresentam nomes de personalidades para serem candidatos a receber a Medalha. A Comissão do Mérito Industrial analisa os indicados e apresenta os escolhidos para serem condecorados.
Paulo Maranhão Aguiar é diretor administrativo da Campos Neon há mais de 50 anos. A empresa foi pioneira na cidade na fabricação de luminosos a gás neon fornecendo para empresas de todo país. Mais tarde, também foi a primeira indústria a usar fibras de vidro na fabricação de barcos e móveis. Paulo Maranhão Aguiar foi diretor da Fundação Rural de Campos e do Yatch Clube Lagoa de Cima.
Carlos Bacelar é diretor geral do Laboratório de Análises Clínica Plínio Bacelar, fundado em 1942. Faz parte da Sociedade Brasileira de Microbiologia, Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência e da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, além de professor. O Laboratório Plínio Bacelar é certificado internacionalmente e possui uma rede com 25 unidades em toda a região, além de gerar 130 empregos diretos e 100 indiretos.
Durante a cerimônia, também foram prestadas homenagens aos dois alunos da Firjan SENAI, medalhistas na seletiva da World Skills, Patrick Vicente, de Macaé, medalha de prata, e Ralph de Sousa Crespo, de Campos, medalha de ouro. Ralph garantiu uma vaga para representar o Brasil na maior olimpíada de profissões do mundo, que acontece em Kazan, na Rússia, em 2019.
A aluna do IFF, Fabiane Araújo, vencedora do Hacking Rio, também apresentou como foi sua experiência no maior Hackathon da América Latina.
“Unir a história da indústria e da economia da região, representada pelos homenageados desta noite, com o futuro que esses jovens simbolizam é bastante importante e significativo para o momento em que vivemos. Esse é nosso papel: reconhecer quem muito já fez por nossa região e também aqueles que estão ajudando a vislumbrar novas perspectivas.”, disse o Presidente da Firjan Norte Fluminense, Fernando Aguiar.