Inscrições terminam segunda-feira (4/10); evento gratuito vai apresentar o processo de compras de quatro grandes empresas do Porto, e colocá-las em contato direto com fornecedores locais

Terminam segunda-feira (04/10) as pré-inscrições para o workshop promovido pela Firjan, em parceria com o Porto do Açu, que vai qualificar potenciais fornecedores de quatro grandes indústrias do complexo portuário de São João da Barra. A iniciativa, direcionada a empresas do Norte Fluminense, busca promover o desenvolvimento integrado das cidades da região e das indústrias locais, diante das perspectivas de crescimento do Porto do Açu. O workshop é gratuito e as pré-inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/3lHUPos.

Os representantes do Ferroport, Açu Petróleo, GNA e do Porto do Açu estarão em contato direto com as empresas locais para tirar dúvidas e apresentar uma lista de demandas que inclui 29 itens. Entre eles estão desde produtos químicos, serviços de obras civis e materiais elétricos até equipamentos de proteção individual, serviços gráficos, de alimentação, marcenaria e serralheria. O evento, que terá transmissão on-line, acontece na próxima quarta-feira (06/10), das 14h às 16h.

“Esta é uma excelente oportunidade para promovermos o desenvolvimento integrado, aproveitando a força do Porto do Açu e seus parceiros, a fim de movimentarmos os mais diversos setores produtivos da nossa região”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

“Os representantes de suprimentos de cada empresa farão uma apresentação do funcionamento dos seus processos de compra e suas principais demandas. Os potenciais fornecedores que desejarem participar deverão fazer uma pré-inscrição, a partir da qual faremos uma triagem para identificar aqueles que de fato cumprem os requisitos necessários, seguindo as exigências do grupo”, explicou Letícia Lima, coordenadora de Suporte a Negócios da Firjan.

Em setembro, o Porto do Açu atingiu um novo marco com o início da operação comercial da termelétrica GNA I, com capacidade para abastecer até seis milhões de residências. As obras da segunda termelétrica, a GNA II, tem previsão de começarem em seguida. Também neste mês, o Terminal Multicargas do Porto bateu o recorde de 1 milhão de toneladas movimentadas em menos de um ano. Já são 39 clientes e 15 produtos no portfólio, com perspectivas de novas expansões nos próximos anos.

“Como maior projeto estruturante no Norte Fluminense, temos o compromisso de desenvolver não só os nossos negócios, mas também a região em que estamos instalados. Promover estes encontros com potenciais fornecedores locais é positivo para ambos os lados. Nós, do Açu, temos a oportunidade de apresentar nossas demandas e anseios, e os empresários locais de mostrar os seus serviços e fazer novos negócios”, disse Thiago Cerqueira, gerente de Suprimentos da Porto do Açu Operações.