Entre as novidades anunciadas pela entidade está a criação da Série A2 e o fim da Seletiva em 2022
A partir dos próximos anos, o Campeonato Carioca sofrerá grandes mudanças. Uma delas é em relação a tão polêmica Seletiva, primeira etapa que antecede a Série A da competição.
As novidades foram anunciadas na última segunda-feira (21), durante a reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Carioca 2020, que aconteceu na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), na Capital Fluminense.
No encontro foram definidos o regulamento do Estadual na próxima temporada, os grupos e também a tabela de jogos. Na fase preliminar, que começa no dia 21 de dezembro, seis equipes se enfrentam na briga por duas vagas de acesso à primeira divisão. São elas: Macaé Esporte, América, Portuguesa, Friburguense (vencedor da Série B1), Nova Iguaçu e Americano. Na primeira rodada, o Leão encara o América fora de casa. As quatro agremiações que restarem se encaram no Grupo X, onde três irão para o Grupo Z e a última classificada nessa etapa será rebaixada para a Série B1.
Já na Série A, os grupos estão divididos da seguinte maneira: Grupo A Flamengo, Botafogo, Bangu, Cabofriense, Boavista e o primeiro colocado da Seletiva. Já no Grupo B estão Vasco da Gama, Fluminense, Volta Redonda, Resende, Madureira e o segundo colocado da fase preliminar.
O Cariocão será dividido em duas fases. Em 2020 terá a mudança. Na Taça Guanabara, as equipes enfrentam os adversários do grupo oposto. Já na Taça Rio, segundo turno, os times duelam contra os rivais da própria chave.
Caso o Macaé se classifique, ele encara o Madureira (caso fique em primeiro na Seletiva) ou o Flamengo (classificar em segundo). O novo regulamento prevê que as semifinais e finais dos turnos serão disputadas em jogo único.
A final será entre os vencedores dos dois turnos. Caso um time vença os dois turnos, ele será campeão. No entanto, se outro time somar mais pontos do que ele na classificação geral, terá uma final geral entre os dois, tendo o vencedor das duas etapas a vantagem em caso de empate.
O polêmico VAR também estará presente nos clássicos, semifinais e finais dos turnos e do campeonato.
Mudanças na Seletiva a partir de 2021
Durante a reunião, foram divulgadas as novas diretrizes que vão gerar mudanças nas edições do Carioca. A grande novidade é a Seletiva. As equipes que não conseguirem avançar para a fase principal formarão o Grupo X, onde um será rebaixado para a Série B1. Os demais irão disputar o Grupo Z, onde mais um time cairá para a segunda divisão. Ao contrário do modelo atual, onde duas equipes da Série A caem para a Seletiva, apenas uma cairá.
A partir de 2020, a Série B1 irá subir três equipes para a divisão de acesso a elite do futebol carioca. A Seletiva de 2021 será formada por elas, além dos dois que permanecerem no Grupo Z e o que cair da Série A.
A partir do ano seguinte, apenas uma das seis irá avançar para a fase principal e as cinco restantes formarão a nova divisão: a A2, disputada em 2022. Junto a elas sobem sete equipes da B1, dando fim à Seletiva.