Balanço apresentado na reunião do Comitê Gestor do Gov.br revela crescimento da plataforma e melhoria de avaliação do aplicativo.

Em fevereiro, a plataforma GOV.BR aumentou em 19% a quantidade de usuários e o número de visualizações por página em relação ao mês anterior. Esses e outros dados foram divulgados na reunião do Comitê Gestor da plataforma, que ocorreu no dia 10 de março. Participaram do encontro  representantes da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria Geral da Presidência da República (Seme/SG), da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

Levantamento apresentado durante o encontro revelou o crescimento no número de usuários únicos que acessaram o GOV.BR nos últimos meses. Em dezembro, foram 40 milhões de usuários únicos. Em janeiro, chegou-se a 50 milhões. Já em fevereiro, o número subiu para 57 milhões.

Na reunião, também foi apresentada uma novidade da plataforma: a aba Momentos de Vida. Nela, estão sintetizadas os serviços do GOV.BR de acordo com o perfil do usuário. Por ela, é possível acessar os serviços para empreendedores, motoristas e trabalhadores, de forma detalhada. Essa personalização dos serviços foi disponibilizada em 21 de fevereiro deste ano e, até 10 de março, já havia recebido quase 125 mil cliques e 42 mil solicitações.

O aplicativo gov.br também recebeu um acréscimo na nota dada pelos usuários, que passou de 4,5 em dezembro para 4,65 em fevereiro. A avaliação, que considera a pontuação entre os valores um e cinco, foi feita por cerca de 830 mil usuários.

Outro dado revelado durante a reunião foi a quantidade de URLs migradas de sites do Governo Federal para o GOV.BR. Atualmente, somente  51 URLs aguardam tratamento. A expectativa é que a consolidação dosdomínios do Governo Federal no portal único ocorra até novembro deste ano, quando todos os sites estarão acessíveis pela plataforma.

Os serviços mais acessados também foram relatados durante o encontro. O saque do abono salarial, consulta ao CPF e obtenção da carteira de trabalho foram os serviços mais demandados.

A plataforma gov.br reúne sites e serviços de órgãos e entidades do Governo Federal. Nela é possível encontrar, por exemplo, informações e emissão de certidões. A iniciativa, que tem por objetivo facilitar o dia a dia do cidadão, é coordenada e monitorada pela Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria Geral da Presidência da República (Seme/SG) em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia.

Por Portal Novo Norte