Festa celebra a tradição japonesa

0
486
Shiro Matsuda reuniu amigos e familiares para o Yakisoba Solidário

Evento promovido pela Associação Matsuda de Judô aconteceu no último dia 30

Em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, a Associação Matsuda de Judô realizou, no último dia 30, a festa “Iminkan Matsuri”. Estiveram presentes vários amigos, entre eles, alunos, acompanhados de seus familiares, e funcionários.

A programação contou com pratos tradicionais da culinária japonesa junto ao restaurante Sansai, karaokê, oficinas (Origami, Nihongo, Ikebana, entre outras), lembranças, artesanato e produtos típicos, programação para as crianças com animadora, pula-pula e brincadeiras infantis.

Segundo a organização, a renda da venda do Yakisoba Solidário será revertida em prol do projeto social de Judô que a Academia Matsuda mantém há décadas. “Também chegou um grande auxílio do nosso amigo Ricardo Murakami e de sua esposa, Luiza Murakami, e de Akira San, do Restaurante Sansai, que vieram se juntar a Associação Matsuda Imin-kan (casa de Imigrantes) para engrandecer ainda mais o nosso grupo de Nikkei de Macaé para consolidar”, disse os organizadores, em nota de agradecimento. “Agradecemos a participação oculta da Religião Messiânica, com Dona Regina e Juçara, que sempre nos apoiam e participam dos nossos eventos”, completou.

Eles também agradeceram a presença dos seus estudantes de nihon-go, o apoio da prefeitura, que, segundo eles, sempre ajudou na difusão da cultura japonesa. O que poucos sabem é que Macaé foi a cidade por onde “a imigração no Brasil teria começado”. Um pequeno grupo de japoneses passou por aqui em 1907, antes da Imigração oficial de trato em ambos os países em 1908. “Um samurai, que jurou prosperar esta cidade, está enterrado no cemitério de Sant’Anna”, ressalta.

Para quem deseja conhecer mais sobre a cultura japonesa (e as artes marciais), a Academia Matsuda fica situada na Rua Visconde de Quissamã, número 123 A – Centro.