A representante da Coopemac, Miria Marins, se reuniu com o secretário de Agroeconomia, Jonas de Siqueira César, para tratar de assuntos sobre as feiras

Produtores rurais agora vão vender as suas mercadorias no Mercado de Peixes e no Mirante da Lagoa

 

Há uma década a Cooperativa da Agricultura Familiar do Município de Macaé (Coopmac) vem lutando para fortalecer o setor no município e na região norte fluminense. Um dos grandes avanços foi a criação da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que em dezembro completará dois anos.

“Acho super importante expandir esse projeto. Apesar de existir na prática há dois anos, ele começou em 2010. Foram seis anos até conseguir tirá-lo do papel , graças a Deus, tem sido um sucesso e muito bem aceito pela população. A nossa feira ocupa os espaços públicos, muitas vezes sem utilidade, e acaba gerando trabalho e renda. Quem tem a ganhar são as duas pontas. Os moradores são beneficiados com produtos de qualidade, frescos e sem agrotóxico, vendidos a um preço bom e perto de casa. Os produtores estão conseguindo escoar suas mercadorias, já que esse ano não participaram da Merenda Escolar. É uma forma de não perder a sua produção”, ressalta Miria Marins, diretora financeira e administrativa da Coopemac. “Com isso cresceu a renda familiar e muitos deles hoje têm uma qualidade de vida melhor”, completa.

Atualmente ela acontece semanalmente em três bairros: Glória, Imbetiba e Pecado. Em breve, irá receber mais dois novos pontos: Mercado de Peixes (Centro) e Mirante da Lagoa.
O primeiro, ficará em frente ao mercado todos os domingos, das 6h às 12h. A inauguração será amanhã (28) e contará com 15 barracas. “Esse projeto resgata a origem da cidade. Antigamente era realizada ali a feira do agricultor. Isso acontece graças a revitalização do mercado”,destaca Miria.

Segundo ela, a ideia é que, no futuro, a feira aconteça diariamente nessa localidade. “Esse é um dos nossos objetivos. Estamos nos organizando para isso e esperamos conseguir pôr em prática nos próximos meses. Isso dará oportunidade para que mais produtores possam escoar a sua produção”, explica.

Ela ressalta que a Coopemac estará disponibilizando espaço para três pessoas que já trabalham no local. “Eles ficavam com as barracas dentro do antigo prédio que foi demolido. Como já atuam ali há anos, vamos dar oportunidade para eles também”, frisa.

Já em novembro, no dia 22, será a inauguração da feira no Mirante da Lagoa, que acontecerá sempre às quintas-feiras, das 6h às 12h, na Praça do Jamelão. Recentemente, Miria esteve se reunindo com o secretário de Agroeconomia, Jonas de Siqueira César. “Esse encontro teve como intuito definir os últimos detalhes da organização das feiras que serão inauguradas”, diz a representante da Coopemac.

A escolha dos locais é fruto de uma pesquisa feita pela cooperativa. “Estive pesquisando e escolhi locais que não tinham movimento nenhum, trazendo um projeto social para melhorar a vida de todos. Conversei com moradores e Associações dos bairros, que demonstraram o interesse”, finalizou.

Horários e locais das feiras

Terça-feira – Praia de Imbetiba
Quarta-feira – Bairro da Glória (praça)
Quinta-feira – Mirante da Lagoa ( a partir de 22 de novembro)
Sexta-feira – Praia do Pecado (próximo a entrada do bairro, atrás do Terminal Lagoa)
Domingo – Mercado de Peixes (a partir do dia 28 de outubro)

Horário – 6h às 12h