Segundo o CONARE (Comitê Nacional para Refugiados), em 2021 foram feitas 29.107 solicitações para a condição de refugiados no Brasil, já em 2022, 3.772 pessoas de diversas nacionalidades foram reconhecidas nessa condição. Diante desse cenário alarmante e sem cruzar os braços para a situação dessas pessoas vulneráveis  a Fundação Dom Cabral criou o BASIS

Com o objetivo de promover a capacitação de gestores de organizações sociais que realizam um trabalho direto com refugiados, além de   fomentar o impacto indireto por meio das Organizações Sociais que atendem jovens em situação de vulnerabilidade e empreendedores populares refugiados no Brasil, a Fundação Dom Cabral (FDC) criou uma trilha de capacitação do Programa BASIS que possibilita a capacitação destas organizações para a assimilação dos conceitos e fundamentos de governança e gestão necessários para obter melhores resultados e buscar a sua sustentabilidade. O Programa BASIS – Organizações de Proteção a Pessoas Refugiadas referenda todas essas iniciativas e cria condições para estruturar esses gestores.   

            Segundo Sérgio Araújo, diretor do FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim, “a ideia surgiu de uma demanda realizada pela alta liderança da FDC que, sensibilizada a partir da Guerra da Ucrânia e em relação ao PANORAMA DO REFÚGIO no Brasil, decidiu contribuir por meio da educação, para este cenário de desigualdades, opressões sociais, estigmas e privação de direitos que envolvem as pessoas refugiadas no país”, afirma. 

Ano a ano essa realidade do refúgio cresce no Brasil e no mundo, diante disso o BASIS – Organizações de Proteção a Pessoas Refugiadas vai atender 12 organizações sociais e seus cerca de 30 gestores com a duração total de oito meses de curso.  O mapeamento das instituições aconteceu por meio da lista de organizações parceiras da ACNUR (Agência da ONU para Refugiados).

O curso tem como diferenciais: a capilaridade para alcançar iniciativas em qualquer parte do território nacional e internacional, conteúdos de implementação imediata, adequados ao estágio de maturidade da organização, professores capacitados com experiência em iniciativas de impacto social

A turma teve início no dia 01 de fevereiro e transcorrerá até o mês de agosto de 2023 com workshops e monitorias no formato on-line. “O público alvo do programa são os gestores de organizações de iniciativas de impacto social diretamente ligadas à causa dos Refugiados. A relação das instituições estão mencionadas abaixo:

  • Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Belo Horizonte MG;
  • Associação Compassiva São Paulo SP;
  • Cáritas – Rio de Janeiro RJ;
  • Cáritas -Maringá PR;
  • Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados- Brasília DF;
  • Cáritas- Manaus AM;
  • Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados- Boa Vista RR;
  • Comunidade Luz Fraternidade de Aurora – FMHI – Paysandú –- Uruguai;
  • Fraternidade Missões Humanitárias Internacionais – FMH – Luanda – Angola;
  • Fraternidade Missões Humanitárias Internacionais – FMHI –Portugal;
  • Fraternidade Missões Humanitárias Internacionais – FMHI – Cracóvia – Polônia;
  • Fraternidade Missões Humanitárias Internacionais – FMHI -Boa Vista RR.

Sobre o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira de classe mundial e que capacitou, em 2021, mais de 37 mil executivos. Fundada há mais de 45 anos,  está posicionada entre as melhores do mundo, ocupando, em 2022, a 9ª posição dentre as escolas de educação executiva participantes do ranking do Financial Times.

A FDC contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade articulando Educação Executiva, Educação Acadêmica e Educação Social para o desenvolver gestores, executivos e empresários de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Por meio do Centro Social Cardeal Dom Serafim, a FDC gera impacto social positivo tendo a educação como pilar para o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares e organizações sociais e seus gestores, por meio de capacitação. 

Em 2021, lançou o portal Seja Relevante, hub de informação com a curadoria da FDC e conteúdos proprietários, que traz notícias e informações relevantes para quem quer saber o que há de mais importante na área de carreira, gestão, negócios e impacto social. 

Acesse www.sejarelevante.com.br.