Farah lança o espetáculo Batucagem S/A e se consagra nos palcos da região

0
623

O Cantor e Guitarrista lança seu novo trabalho autoral nesta sexta-feira (28) no Teatro Popular de Rio Das Ostras

Um novo tempo repleto de sucesso e aplausos chega na carreira do Cantor e Guitarrista Robson Farah. Aos 51 anos, o artista, que agora usa apenas o sobrenome Farah como nome artístico, lança seu novo trabalho autoral intitulado Batucagem S/A. O Espetáculo Batucagem S/A Autoral acontece nesta sexta-feira (28), no Teatro Popular de Rio Das Ostras.

Neste sentido, Farah Cultural sobe aos palcos para exibir o seu brilhante trabalho e receber os merecidos aplausos do público da região. O cantor explica que o projeto, resultado da pesquisa do cantor sobre a diversidade rítmica brasileira e já apresentado anteriormente sob o formato de releituras, agora traz a nova vertente autoral do artista. “Nosso país tem dimensões continentais e fortes influências culturais, vindas de diferentes partes do mundo, durante a formação da nossa identidade brasileira. De norte a sul, podemos observar nas diferentes danças e manifestações rítmicas, a união entre as tradições de países europeus, e africanas, por exemplo, ao gingado brasileiro” afirma Farah.

Com 20 Anos de carreira, Farah vem se destacando no cenário desde o lançamento do seu 1º CD autoral “A Noite”, em seguida o artista lançou o Projeto Guitarra Brasil, com o qual viajou pelo país, interpretando na guitarra alguns dos mais importantes compositores brasileiros de todos os tempos. Este projeto lhe rendeu importantes convites como a participação na Feira Música Brasil em 2007, reunindo artistas de diferentes países em Recife/PE e tendo ainda sua obra exposta na Feira Popcorn em Berlin na Alemanha naquele mesmo ano.

“Minhas primeiras referências musicais, vêm da infância na Bahia, com seus afoxés e tambores em cada esquina, as festas de interior, com suas procissões e ladainhas e o som das guitarras nos trios elétricos que a época tocavam predominantemente Frevos em formato instrumental”. Farah lançou ainda o CD Andar nas Nuvens, com produção de Ricardo Feghali, do grupo Roupa Nova e 1º DVD, gravado no Teatro Municipal de Niterói.

Batucagem S/A Autoral

Depois de seis anos fora dos estúdios, Farah volta a gravar músicas inéditas e afirma que as canções estão nascendo a partir de expressões e células rítmicas presentes em diferentes regiões brasileiras, como o Samba, Maracatu, Frevo, Coco, Carimbó. Congado, entre outros.

Na turnê Batucagem S/A, Farah estará acompanhado de Charles Soulz (piano), Marcos Lopes (baixo), Magno Silva (bateria), Eduardo Zavarize (sax, viola, violão e guitarra), além dos percussionistas Walter Costa e Thakurani Devi. Em julho a turnê chega a Capital em uma das mais tradicionais casas de espetáculo do Rio de Janeiro a Sala Baden Powell.

“Tudo começou quando estive em Recife. Cheguei a cidade na semana em que era comemorado o centenário do Frevo, para participar da Feira Música Brasil, onde convivi por alguns dias com músicos dos quatro cantos do pais e de outros artistas da América Latina. Desde o aeroporto, até as ruas da cidade histórica, no Recife Antigo, vi e ouvi diferentes danças e ritmos. Dias depois estive em Salvador e fui apresentado ao cantor Luiz Caldas, a quem é atribuída a criação do Axé Music. No dia em que chegamos a casa de Caldas, ele recebia a visita de um jornalista que vive nos Estados Unidos e de lá trazia uma revista com matéria de várias páginas sobre o compositor baiano. Nessa mesma época, ouvi uma frase de autor desconhecido que dizia: “Cante o seu quintal e serás universal”. Naquele momento surgiu a ideia de fazer o Projeto Batucagem S/A”, conta Farah.

Serviço

Farah e Banda no Espetáculo Batucagem S/A Autoral
Data: 28 de junho
Local: Teatro Popular de Rio das Ostras
Horário: 20h
Classificação: Livre
Ingresso: R$ 30

Robson Farah

O cantor e guitarrista Robson Farah, começou a tocar ainda adolescente muito embalado pela onda Pop Rock que invadia a mídia brasileira na década de 80. Nos anos 90 começou a trabalhar com música e muitas outras influências vieram. Em 2003 lançou seu primeiro CD

“A NOITE”. Desde então vem ganhando destaque com apresentações em teatros e casas de espetáculo, além de participações em programas de rádio e TV. Em 2006, entra em turnê com o espetáculo “Guitarra Brasil”, no qual apresentava releituras de clássicos da música brasileira em versões eletrizantes, feitas para Guitarra e banda. Esse espetáculo rendeu-lhe convites do Sebrae/RJ, para a participação em duas importantes feiras de música. A Popoconn em Berlim e a Feira de Música Brasil em Recife/PE Nos anos seguintes, graças ao nível de produção que apresenta em seus espetáculos, Robson Farah foi convidado a produzir os shows das cantoras Eline Porto, Raquel Keller e Fátima Regina, produzindo ainda o CD “On Color” do artista brasileiro, radicado na Alemanha, Anderson Farah.

Já em 2011 assina a direção geral do espetáculo “Os Festivais e o Sonho”, da cantora Fátima Regina; e lançou o CD “Andar na Nuvens”. O álbum traz 11 faixas autorais, a releitura de “Paciência” de Lenine e Dudu Falcão e a cuidadosa produção de Ricardo Feghali, do grupo Roupa Nova. Em 2012, Robson Farah assina a direção do Show “Tons de Chuva”, com a cantora Eline Porto. Em 2013, Robson Farah lançou o seu 1º DVD, gravado no Teatro Municipal de Niterói. Ainda em 2013, Robson Farah inaugura a Escola de Artes Farah Cultural, na cidade de Macaé no Estado do Rio de Janeiro. Em 2016, Robson Farah assina a trilha sonora do curta-metragem “Carijó”.

Em 2017, ao lado do pianista Fred Bertoli, ele assina a trilha sonora do espetáculo infantil “Os Amigos de Zibbi”. Em 2018, Robson Farah assina a Direção Artística e Musical do Show “Eu e Elas”, estrelado pela cantora Andréa Martins. Agora o artista lança seu novo projeto intitulado “BATUCAGEM S/A”, apresentando novas canções autorais e releituras de clássicos da MPB, com arranjos nos quais é predominante a presença dos instrumentos de percussão e a mistura de ritmos brasileiros.