A escola de artes completa seis anos transformando pessoas através da arte, e anuncia inúmeras novidades para 2019

Sonhos, empreendedorismo e almas de artista são alguns dos ingredientes que levaram os sócios Robson Farah, Renata Farah e Marbube Farah a criarem uma empresa, cujo produto principal é a arte. Fundada sobre o tripé ‘Música, Dança e Teatro’, a Escola de Artes Farah Cultural abre suas portas em Macaé em março 2013, para uma longa caminhada que já completa agora seis anos, ensinado artes e transformando vidas.

Nesse sentido, após o expressivo sucesso entra neste sexto ano de atividades em Macaé, com vigor renovado, modernizando processos pedagógicos e inserindo novas modalidades, sendo reconhecida por seu compromisso com a transformação da sociedade através da cultura.

Para o músico Robson Farah, responsável pela direção da escola e coordenação do setor de música, a experiência cotidiana do ensino da atividade artística é extremamente enriquecedora. “Como somos um curso livre de artes, recebemos crianças, jovens e adultos, com diferentes expectativas e objetivos com o aprendizado das modalidades artísticas. Isso nos obriga a criar soluções que atendam as necessidades de cada aluno”, declarou o músico.

Já a coreógrafa Renata Farah, com uma vivência em dança que ultrapassa os 20 anos, com passagens por importantes festivais, mostras e participações em programas de televisão, salienta o caráter inclusivo do programa pedagógico da escola, assinado pela Psico Pedagoga Andréa Martins. “Quando convidamos a professora Andréa Martins para assinar nosso projeto pedagógico, buscamos uma linguagem em que o aluno, para além das questões, técnicas e disciplinares de cada modalidade, encontrasse um ambiente acolhedor no qual a cordialidade, cidadania e espírito de equipe, se sobrepusessem às questões puramente individuais”, frisou a coreógrafa.

Arte no DNA da família Farah

Realmente, a arte faz parte do DNA de várias gerações da família Farah. A direção da Farah Cultural une três gerações de uma família, muito ligada ao “fazer artístico”. Músicos, atores, bailarinos, arquitetos, artistas plásticos e produtores culturais são alguns dos profissionais de destaque há décadas, nascidos dessa família de origem libanesa.

Entre eles o Cantor e Guitarrista Robson Farah e a Bailarina e Coreógrafa Renata Farah, ambos idealizadores da Farah Cultural, além do ator Pedro Farah, com um respeitado currículo de filmes, novelas e programas humorísticos e o ator e artista plástico Anderson Farah, radicado na Holanda, onde dirige um teatro com seu nome.

Grandiosos espetáculos

Um traço marcante nesses seis anos de atividade da Farah Cultural pode ser observado em seus espetáculos ao final de cada ano eletivo, quando a instituição cria sempre uma história inédita, sobre um tema cotidiano, envolvendo toda a escola e apresentando verdadeiros musicais, com performances grandiosas de alunos de música, dança e teatro, professores e convidados especiais. “Esse formato de criar sempre um novo texto, sobre algo cotidiano para as pessoas, é um pouco mais trabalhoso do que contar uma história que já exista, mas em compensação vemos todos os alunos envolvidos em músicas, cenas e imagens, que talvez eles não tivessem acesso sem essas pesquisas”, afirma Robson Farah.

Conheça agora alguns dos Espetáculos já apresentados pela Farah Cultural: 2013 – Meu sonho de Artista (A história de um menino pobre que sonhava em ser artista); 2014 – MPB

Em um paralelo com a vida de Chico Buarque de Holanda (o espetáculo contava a história de 70 anos da Música Popular Brasileira); 2015 – Brechó Cultural (um espetáculo sobre cinema, a partir de uma família proprietária de uma loja de artigos culturais usados); 2016 – Casa Verde (um espetáculo sobre a Amazônia – Canções, lentas e histórias da floresta); 2017 – O Tempo (um olhar sobre a vida de cada um de nós, desde a chegada até a partida); 2018 – Ô Trem Bão (um mergulho na história, música, culta e gastronomia de Minas Gerais); E para 2019 a Farah Cultural está preparando um lindo espetáculo sobre a força da mulher latino-americana.

Contatos através do telefones (22) 2772-7568 e do email: farahcultural@gmail.com – www.farahcultural.com.