Falta de vacina contra gripe H1N1 preocupa população

0
872
Sem vacina nos postos de saúde, prefeitura afirma que não existe previsão de chegada dos novos lotes

Vacinas não estão sendo oferecidas em todos os postos de saúde e prefeitura afirma não ter previsão de chegada de novos lotes

Mesmo durante a campanha de vacinação contra H1N1, faltam doses em Macaé. Várias pessoas que procuraram os postos e a Casa da Vacina desde a última sexta-feira (7) para serem imunizadas não conseguiram o atendimento, já que as vacinas estão em falta nos postos de saúde.

Na manhã de segunda-feira (10), algumas pessoas foram até as unidades de saúde da Barra de Macaé e não encontraram a vacina. É o caso do morador da Nova Holanda, Vando Fernandes, que segundo ele, esteve em alguns postos da redondeza do bairro onde mora e não encontrou a vacina disponível. “Mesmo que a campanha tenha passado, sendo realizada no mês passado, o Ministério da Saúde estendeu a campanha até o dia 15 deste mês. Sendo que não encontramos as vacinas. E agora?”, disse Vando.

O aposentado Martin de Jesus dos Santos comenta que chegou cedo na Casa da Vacina e teve surpresa. “Me informaram que não tem como se imunizar. Disseram que estão esperando a secretaria do Estado de Saúde, mas que não sabem se chega ainda nesse mês. Não sei como fazer para tomar a vacina”, comentou.

A Secretaria de Saúde de Macaé informou, por meio de nota, que o público-alvo do município, 47.200 mil pessoas dos grupos prioritários, já foi alcançado. Até o momento foram vacinadas 50.600 mil pessoas. Segundo a assessoria de comunicação, a recomendação do Ministério da Saúde foi realizar a imunização para a população em geral enquanto houvesse doses.

Ainda de acordo com a prefeitura, não há previsão por parte do governo do estado, responsável pelas doses, para envio de mais vacinas. Com o estoque vazio, a população fica apreensiva sem a vacina, já que a Feira Brasil Offshore inicia daqui a duas semanas, onde estrangeiros e visitantes de todo o Brasil marcarão a presença no evento que acontece no próximo dia 25, na Capital Nacional do Petróleo.