Nesta quarta-feira, dia 22 de maio, às 19h, será realizada a abertura da Expo Mulher “Mulheres-solo Sobre-vivências”, no hall da Cidade Universitária. A exposição conta com o apoio da Secretaria de Educação e retrata a vida de mulheres solo através de um projeto fotográfico que registrou o cotidiano de mulheres, residentes na cidade de Macaé, que são mantenedoras do lar. Através de um documentário e das fotos, foram registrados seus desafios, dificuldades, resistência, conquistas e lutas. A exposição ficará por uma semana na Cidade Universitária e prosseguirá de forma itinerante com agenda a ser divulgada.
A exposição é promovida pela União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama – Unamama, instituição de referência para acolhimento a pacientes em tratamento contra o câncer de mama, com atendimento dedicado a humanizar o processo que envolve o diagnóstico e as etapas ao longo do processo de intervenção e combate à doença, além de abordar ações sobre saúde mental e empreendedorismo. A presidente da Unamama, Marilena Garcia, idealizou a exposição juntamente com o grupo de trabalho da Expo Mulher, formado pelos fotógrafos Ana Chaffin, Cláudia Barreto e Romulo Campos, a assistente social Darana Azevedo, a gestora de projetos Sônia Terezinha, a historiadora Gisele Muniz, o editor de vídeos Márcio Borges, a designer Etelma Almeida e consultor Lívio Campos. Todos atuaram de forma voluntária.
Um dos objetivos é que todos possam conhecer e se conscientizar sobre esse importante segmento social que são as mulheres solo. A proposta é sensibilizar os gestores públicos, os empresários e a sociedade civil organizada para atuarem de maneira efetiva com recursos e ações que possam melhorar a situação dessas mulheres. As personagens que compõem a exposição foram indicadas por diretoras das escolas da rede municipal de ensino da Secretaria de Educação.
“Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, através de reuniões com as gestoras das unidades escolares municipais de Macaé, o grupo de trabalho do projeto selecionou e convidou dez Mulheres Solos para participarem. Essa amostra buscou um equilíbrio de representativa entre os bairros, com entrevistas dessas mulheres. As fotografias aconteceram nos espaços de vivência de todas. Convidamos toda população para visitar a Expo Mulher”, destacou Marilena Garcia.
A ideia é buscar parcerias com instituições/empresas, que possam contribuir com o projeto, baseadas na Responsabilidade Socioambiental – RSA, através da Lei Ordinária 4897/2022 (selo de responsabilidade social “pró-mulher”). Além disso, incentivar a educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres e contribuir com a educação nas atividades extracurriculares, levando a exposição às escolas municipais.
Por Secom Pref Macaé