Foto: Divulgação

A meta é celebrar em grande estilo o empoderamento da mulher e sua luta em busca de igualdade, justiça e respeito. Nesse sentido, representantes da secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), através da coordenação geral de Políticas para as Mulheres e do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), em parceria com as secretarias de Mobilidade Urbana e a Adjunta de Trabalho e Renda se reuniram nesta quinta-feira (3), no Hotel de Deus, para preparar uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

  • Precisamos garantir os direitos da mulher ofertando políticas públicas permanentes que venham de encontro aos anseios delas. A cada 8 de março, as mulheres trazem à tona questionamentos sobre a hipocrisia em torno das homenagens que recebem apenas nessa data. Em todos os dias do ano, o gênero feminino é o principal alvo da violência e da desigualdade. Por isso, nos colocamos sempre na defesa dos seus direitos como orienta a Organização das Nações Unidas (ONU) e as legislações em vigor -, ressaltou o secretário Fabrício Afonso.

De acordo com a coordenadora de Políticas para as Mulheres/Ceam, Jane Roriz, a pauta da reunião com os parceiros objetivou organizar ações que serão realizadas a partir do dia 8 de março, na Praça Veríssimo de Mello, Aroeira, Lagomar, no Assentamento Celso Daniel e na região serrana – Sana e Córrego do Ouro. “As ações e serviços ofertados à população visam propor momentos de reflexões acerca dos direitos das mulheres e sobre a condição feminina na sociedade brasileira. Com isso, tentaremos diminuir com o preconceito e a desvalorização da mulher, considerada um símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos, ao longo da história. A semana será um marco para discussão do papel da mulher na sociedade”, explicou Jane Roriz.

Roriz informou ainda, que durante o período haverá lançamentos de projetos que beneficiam a Mulher, orientações com a equipe do Ceam, exposição das artesãs ligadas ao Espaço Mulher Cidadã, do Programa “Arte Mulher”, oficinas, educação para o trânsito, agendamento de documentação, encaminhamentos para empregos e muitas outras atividades.

O coordenador de educação para o trânsito da secretaria de Mobilidade Urbana, Leandro Aracati, que participou da reunião, adiantou que os agentes irão abordar os motoristas e levar informações educativas. “Somos parceiros, apoiando a secretaria de Desenvolvimento e o Ceam nessa empreitada indicativa do mês da mulher, porque a Prefeitura de Macaé se preocupa com a mulher no âmbito geral e com cada uma delas”. A secretária adjunta de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes, também enalteceu a ação conjunta. “É de suma importância essa parceria para a população, principalmente, para a mulher. Na oportunidade, estaremos oferecendo agendamentos de documentação e serviço de encaminhamentos de vagas de emprego, pois é muito importante que as mulheres consigam adentrar no mercado de trabalho com ações que sejam voltadas para as suas necessidades”, revelou.

Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA.

Comunicação Desenvolvimento Social