Esta avaliação veio após os recentes ataques em Israel, e as autoridades americanas estão preocupadas com a possibilidade de ações similares do Hamas em solo americano.
O diretor do FBI, Christopher Wray, informou, em depoimento ao Comitê de Segurança Interna do Senado, que o nível de alerta por possíveis ataques terroristas nos EUA aumentou significativamente. Esta avaliação veio após os recentes ataques em Israel, e as autoridades americanas estão preocupadas com a possibilidade de ações similares em solo americano.
Wray detalhou que diversas organizações terroristas têm instigado ações contra os EUA e países ocidentais. Entre as ameaças citadas estão apelos da Al-Qaeda, instruções do ISIS para visar comunidades judaicas e ameaças do Hezbollah. O diretor também expressou preocupação sobre extremistas violentos nacionais, citando exemplos recentes de atos ou intenções de violência, incluindo a prisão de um indivíduo em Houston e o assassinato de um jovem em Illinois.
O diretor ressaltou a necessidade de manter a vigilância constante contra potenciais ameaças, sejam elas cibernéticas ou físicas, e a importância da colaboração interagencial e com parceiros internacionais para combater o terrorismo em escala global.