Marianna Herber, de Uberlândia, em Minas Gerais, e João Humberto Bousquet Boynard de Faria, de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, conquistaram as maiores notas do ENEM 2023. Ambos concluíram o Ensino Médio em escolas Salesianas.
Aos 19 anos, Marianna obteve a nota máxima de 1000 na redação do ENEM, abordando o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, uma temática socialmente relevante. Ex-aluna do Instituto Teresa Valsé (ITV), escola Salesiana em Minas Gerais, Marianna iniciou sua trajetória escolar no 2º ano do Ensino Fundamental, sempre dedicada e empenhada nos estudos. Sua performance no ENEM a colocou entre as 60 melhores redações em todo o país. Helgalisi Herber, mãe da estudante, expressou sua satisfação: “Estamos muito felizes! A formação das minhas filhas em uma escola salesiana sempre foi minha prioridade. Só tenho a agradecer”. Ela ainda destacou a jornada de Marianna no Ensino Médio, marcada por constância e persistência.
Por outro lado, João Humberto Bousquet Boynard de Faria, de 17 anos, obteve a maior nota já registrada na seção de exatas do ENEM, com 958,6 pontos na prova de matemática. Ele é aluno do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, escola Salesiana em Campos dos Goytacazes. João ingressou na instituição aos 1 ano e 5 meses de idade e, desde então, tem construído uma trajetória de sucesso acadêmico com o apoio da equipe docente. “Tive uma base sólida de conhecimento fornecida pela escola, destacando os simulados semanais realizados durante o Ensino Médio como uma prática especialmente benéfica para a preparação do ENEM”, explica.
Texto: Alysson Nogueira, com informações do ITV e CENSA
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana