O “Biodiversity: Giving value to the sustainable use of the environment” ampliou o conhecimento na área científica
Através de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Stavanger (UiS), da Noruega, 24 estudantes de diversas nacionalidades tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única ao participar do curso “Biodiversity: Giving value to the sustainable use of the environment”, que aconteceu entre os dias 18 e 24, em Macaé.
O curso buscou avançar em pesquisas na área das ciências ambientais e tecnologia, procurando, para isso, a integração acadêmica entre Brasil e Noruega e beneficiando, dessa forma, toda a comunidade científica participante, através da oportunidade da troca de experiências e saberes com colaboradores de outras nacionalidades em prol do desenvolvimento científico.
O principal objetivo do projeto foi proporcionar um ambiente comum de aprendizagem para jovens pesquisadores (mestres e doutores), fortalecendo a parceria no ensino superior e na pesquisa entre as duas instituições, garantindo que os alunos tenham as habilidades e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios futuros e, assim, consolidar e desenvolver colaborações educacionais e de pesquisa entre a UiS e a UFRJ no campo da tecnologia ambiental.
Além de estudantes e pesquisadores do NUPEM/UFRJ, o curso contou também com a participação de profissionais de outras unidades da UFRJ, como o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CCS).
Durante uma semana, os estudantes tiveram aulas sobre biodiversidade, economia verde e impacto socioambiental da cadeia do petróleo. Dentre os temas abordados no curso estão: valoração ambiental, monitoramento ambiental, novas tecnologias na investigação da biodiversidade, dentre outros.
Os parques naturais e unidades de conservação de Macaé e região foram visitados pelos alunos e docentes, propiciando aos participantes internacionais e nacionais uma visão mais integrada da rica biodiversidade local e da necessidade de sua conservação para as gerações futuras.
Além de aprofundarem seus conhecimentos teóricos, os alunos das duas instituições tiveram a oportunidade de realizar visitas a campo (a Ilha do Francês, Parque Atalaia e PARNA Jurubatiba), pesquisar nos laboratórios do NUPEM/UFRJ e de conhecer a cultura local em momentos de interação com colegas brasileiros e em seus dias livres.
Vale lembrar que, por seu caráter internacional, o curso foi integralmente ministrado em inglês, e os alunos puderam desfrutar da infraestrutura do NUPEM/UFRJ para se alimentar, hospedar e deslocar.
No final, os estudantes fizeram uma avaliação positiva do curso. “A Summer School foi, sem dúvidas, a melhor experiência que tive no NUPEM/UFRJ desde minha entrada em 2011 como aluna de graduação. Hoje, no mestrado, posso dizer que esse curso me proporcionou grande motivação, ânimo e segurança para prosseguir com meus estudos e minha vida acadêmica. O curso foi bem intenso, no qual tivemos muitas aulas de campo de dia e palestras à tarde e à noite e momentos de interação após as aulas. Não pude conter minhas lágrimas ao final de tudo. Uma experiência realmente incrível”, declarou Caroline, aluna de Mestrado do PPGCiAC.
Quem reforçou a importância do curso foi Suelen Couto, aluna do Doutorado do PPGCiAC. “O curso foi muito produtivo, muito bem organizado e muito intercultural. Nunca foi tão interessante falar de ciência, ler artigos científicos, e apresentar projetos. A experiência intercultural entre os estudantes e também com os professores durante as palestras, e as visitas de Campo foram excelentes oportunidades para expor nossas ideias e projetos, de falar inglês conhecer a biodiversidade macaense e fazer amigos”, disse.