A Prefeitura de Macaé dá mais um passo para realizar um antigo sonho dos moradores e turistas que frequentam o Sana, localidade da região serrana do município. Nesta quarta-feira (27) será feita a apresentação do projeto da Estrada do Sana para a população, no Espaço Toca do Lobo, na Rua da Glória, às 19 horas. O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, estará presente.
“É uma obra que vai impactar na saúde, na educação e na melhoria na qualidade de vida dos moradores da Serra. Além, é claro, de incrementar o turismo na região. Essa talvez seja uma das obras mais emblemáticas que estaremos entregando”, afirmou Welberth.
O Secretário Adjunto de Obras, Felipe Bastos, disse que o asfaltamento começará em breve.
“Os trabalhos iniciam em aproximadamente 15 dias. É um serviço com alto grau de complexidade. A população local estava desacreditada de que esta obra seria feita, mas estaremos começando na primeira quinzena de outubro”, informou Bastos.
O projeto de pavimentação e drenagem da Estrada do Sana compreende o trecho do portal do Sana até a Cabeceira, com recuperação da pavimentação interna do arraial.
Do Portal do Sana ao Arraial do Sana a extensão é de 6,59 quilômetros; do Arraial do Sana à Cabeceira do Sana a extensão é de 6,36 quilômetros; no trecho do Arraial, em um quilômetro e 390 metros, será feita a recuperação da pavimentação existente em paralelepípedo.
O objetivo da drenagem na Estrada do Sana é canalizar o fluxo da água pluvial ao longo da pista e nas travessias, evitando danos à obra e acidentes. A drenagem ocorrerá a partir da escavação mecânica para colocação de tubulações de concreto armado de 400 até 1.750 milímetros de diâmetro e canal pré-fabricado em U com tampa em concreto protendido.
Segundo Felipe Bastos, para a implantação da nova plataforma da Estrada do Sana, será feita a conformação da estrada com aterro e cortes conforme o projeto de implantação e nas áreas próximas às margens para execução dos pontilhões.
A etapa de pavimentação será iniciada com limpeza de terreno, seguida de aterro ou corte de até um metro de altura/profundidade. A seguir, a sub-base recebe 20 centímetros de pó de pedra e a base recebe 20 centímetros de brita graduada.
Por Secom Macaé