Estiagem afeta captação de água em Macaé e Rio das Ostras

3
2388
População está recorrendo aos caminhões-pipas para minimizar a falta d'água nas cisternas e caixa-d'água - Wanderley Gil

Nível de água do Rio Macaé está em situação emergencial e população sofre com o desabastecimento

Cadê a água? Essa é a pergunta que muitos macaenses têm feito nas últimas semanas. O problema do abastecimento é antigo e segue sem uma solução, pelo contrário, vem se agravando com o passar dos anos. Devido à forte estiagem que atinge o Norte do Estado do Rio de Janeiro, a Cedae enviou um comunicado informando que houve redução da captação de água no manancial do Rio Macaé, sistema que atende os municípios de Macaé, Rio das Ostras e o distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu.

A Cedae solicita aos consumidores que utilizem a água de forma equilibrada durante este período, priorizando atividades básicas e evitando o desperdício. A Companhia informa ainda que vai disponibilizar carros pipa para atender serviços essenciais, como escolas e hospitais, caso haja necessidade.

O prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, usou as redes sociais para demonstrar sua insatisfação. “Desde fevereiro falando, pedindo, gritando sobre a irresponsabilidade da Cedae com a cidade de Macaé. Decreto, contrato nulo, consulta popular, tarifa zero e o saldo? A cidade sem uma gota d’água. Não dá para entender”, disse o chefe do Executivo.

O superintendente regional da Cedae, Fernando Arruda, esteve na sexta-feira com uma equipe ténica da companhia em visita a capacitação de água na Fazenda Severina, localizado próximo a rodovia BR-101. No local foi constatado que o nível do reservatório de água está abaixo do nível normal.

Já o deputado estadual Welberth Rezende (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na sessão ordinária de quinta-feira (19), para retratar o problema de falta d’água nos municípios de Macaé e Rio das Ostras. O parlamentar solicitou através de um requerimento junto ao Instituto Estadual do Ambiente -INEA, diretamente ao presidente Cláudio Dutra, providências na dragagem dos rios, pois eles estão assoreados, prejudicando o abastecimento de água na região.

“Além do problema da estiagem, pois já são muitos dias sem chuvas, o assoreamento dos rios está causando muitos transtornos à população. Precisamos dragar o rio Macaé para poder aumentar a lâmina d’água, que hoje está de 20 centímetros. Para a bomba voltar a funcionar é necessário o rio estar mais fundo. A Cedae não pode fazer este serviço e sim o Inea que possui uma draga flutuante. Por isso estou fazendo este pedido emergencial em nome da população de Macaé e Rio das Ostras. São captados em sua normalidade cerca de 670 litros por segundo de água. Hoje a Cedae está captando apenas 470 litros por segundo”, comentou o parlamentar.

Moradores das cidades afetadas pelo abastecimento de água estão usando as redes sociais para demonstrar a indignação do serviço prestado pela Cedae. “Água é indispensável à população e não pode faltar. É o mínimo de decência. Não cai água, mas a conta chega certinho”, disse Luciano Stoller.

Caminhões-pipas estão sendo vistos por todos os cantos da cidade abastecendo residências, inclusive, edifícios. Segundo relato de moradores, só estão sendo vendidos cinco mil litros de água.

3 COMENTÁRIOS

  1. ESSA SACANAGEM CITADA ACERCA DO EX GOVERNADOR ANTONY GAROTINHO EM RELAÇÃO A CIDADE DE MACAÉ RJ !! TAMBÉM CHEGA NA DUPLICAÇÃO DA BR 101 NORTE ENTRE RIO DOURADO ATÉ A ENTRADA DA CIDADE DE MACAÉ RJ !! A CIDADE DE MACAÉ RJ , RECEBEU NO SEU TRECHO SEM DUPLICAÇÃO MUITOS ACIDENTES !!! POIS O TRECHO ENTRE RIO DOURADO ATÉ A ENTRADA DA CIDADE DE MACAÉ RJ SE TORNOU A NOVA RODOVIA DA MORTE !!! QUE PERTENCIA AO TRECHO DA CIDADE DE CAMPOS RJ !!!! A CIDADE DE MACAÉ RJ ESTÁ ISOLADA DO PROGRESSO DE DUPLICAÇÃO DA BR 101 NORTE !!! E OS POLÍTICOS MACAENSES AINDA NÃO SE ATENTARAM ACERCA DESTA SACANAGEM AINDA !!! SOBRE INFLUÊNCIA DO EX GOVERNADOR ANTONY GAROTINHO DE ISOLAR A CIDADE DE MACAÉ RJ, DA CAPITAL DO RIO DE JANEIRO !!! ALEGAM QUE NÃO PODE FAZER A DUPLICAÇÃO DO TRECHO POR CAUSA DA REBIO DA FAZENDA UNIÃO DE ROCHA LEÃO DISTRITO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS RJ !!!!

  2. A SACAGEM DO EX GOVERNADOR ANTONY GAROTINHO !!! QUE VEIO A PREJUDICAR A POPULAÇÃO MACAENSE !!! , POIS RIO DAS OSTRAS RJ , POR SER. ANTIGO DISTRITO DE CASEMIRO DE ABREU TEM PARTICIPAÇÃO NO GRANDE RIO SÃO JOÃO !!! QUE PODE ABASTECER TODA AS POPULAÇÕES DE BARRA DE SÃO JOÃO E TODA A POPULAÇÃO DE RIO DAS OSTRAS RJ !!! NÃO PRECISANDO UTILIZAR O RIO MACAÉ , PARA FAZER O SEU ABASTECIMENTO !!! ISSO É UMA GRANDE SACANAGEM FEITA A TODA POPULAÇÃO MACAENSE !!!

  3. Isso ja vem se arastano a muitos anos e nenhum prefeito feiz nada para resolver,entao quem paga a conta é o povo Como sempre

Comments are closed.