Os interessados em fazer as inscrições podem fazê-lo pela Página do Participante até o dia 21/5

Os estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, já podem se inscrever. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu, na terça-feira (10), as inscrições nas versões impressa e digital. Este ano, o Enem traz algumas novidades, como a disponibilização imediata da Página do Participante, o pagamento via Pix e a identidade de gênero identificada pelo nome social automaticamente no momento da inscrição.

As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 21 de maio.

Novidades

Agora o participante terá a identidade de gênero identificada pelo nome social automaticamente no momento da inscrição se já for cadastrado na Receita Federal,. Importante destacar que a  confirmação deve ser feita na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Outra novidade é o pagamento da taxa de inscrição por meio de PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). O Inep manteve a taxa de inscrição no valor de R$ 85, pelo quarto ano consecutivo. O valor não sofre reajuste desde 2019. O pagamento da taxa de inscrição do exame deve ser realizado até o dia 27 de maio e destina-se ao participante que não solicitou ou não obteve a isenção da taxa de inscrição. O Inep receberá o valor da taxa de inscrição à vista (R$ 85), em uma única parcela, conforme previsto nos editais do exame. O pagamento via cartão de crédito, o qual poderá ser parcelado, é uma opção gerenciada pelas prestadoras de serviço que fazem o repasse do valor.

Além disso, o Inep incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão permitidas.

Por Portal Novo Norte