Serão contemplados os estudantes do último ano do Ensino Médio com melhor rendimento no Programa Conhecer - Divulgação/ Seeduc

Seeduc diz que benefício atenderá estudantes de 1.222 unidades a partir do Segundo semestre de 2020

O Governo do Estado do Rio, por orientação do governador, Wilson Witzel, anunciou que planeja financiar cerca de 3 mil vagas em universidade particulares para estudantes de 1.222 unidades escolares da rede pública estadual.

O benefício será ofertado em 2020 e os contemplados ingressarão nas instituições a partir do segundo semestre.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), serão contemplados os alunos que apresentarem um bom rendimento nas provas do Programa Conhecer.

“Os melhores alunos do último ano do Ensino Médio, de acordo com o programa, serão escolhidos para ganhar a vaga, que serão distribuídas proporcionalmente ao número de estudantes de cada unidade”, explicou o secretário de Educação, Pedro Fernandes.

Segundo a Seeduc, ela, junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está mapeando quais são as áreas profissionais com maior demanda. A partir daí, serão definidos os cursos que serão oferecidos através dessa iniciativa, além da quantidade de vagas oferecidas para cada um.

De acordo com Pedro Fernandes, a expectativa é de que com a formação de novos profissionais possam vir a fomentar a economia do estado a médio e longo prazo. “Daqui a cinco anos teremos cerca de 15 mil profissionais formados”, finalizou.

Divulgação da lista da 1ª fase de matrícula

No próximo dia 20, será divulgada a listagem de nomes aprovados na primeira fase da matrícula para quem deseja ingressar na rede pública estadual de ensino em 2020. A relação estará disponível no site: www.matriculafacil.rj.gov.br.

No portal, os pais/ responsável ou o aluno (maior de 18 anos) poderá consultar também os documentos necessários para realizar a confirmação de matrícula na escola, que acontecerá entre os dias 6 e 8 de janeiro.

A Seeduc lembra que as inscrições para a segunda fase, exclusiva para os candidatos que não foram alocados na primeira etapa, serão entre os dias 21 e 22 de janeiro, também pela internet.

De acordo com o calendário, o início do ano letivo 2020 está previsto para o dia 10 de fevereiro.