Esgoto

A situação da área central da cidade continua insustentável, em se tratando do vazamento de esgoto. O problema interfere na rotina de mercados e estabelecimentos comerciais que vendem alimentos nessa área, onde as galerias de águas pluviais foram transformadas em valas negras, que desembocam diretamente no Rio Macaé. Enquanto ninguém toma providências, Macaé passa a ser reconhecida como a cidade do mau-cheiro, uma qualidade muito ruim para todos.

Tráfico

A guerra pelo domínio do tráfico de drogas em Macaé tem gerado cenas de guerra, semelhante a travada na Capital do Estado. Imagens de baleados e pessoas executadas entre membros de facções passam a ser o retrato do município, que ainda aguarda respostas da intervenção federal. Por enquanto, nem as viaturas prometidas para elevar a frota do 32º Batalhão, nem o reforço do efetivo, ajudaram a reverter a situação de insegurança que paira sobre o município.

Ocupação

Nas imediações do Centro, flanelinhas continuam a agir, intimidando motoristas que utilizam vagas públicas de estacionamento, até mesmo nas áreas dominadas pelo Rotativo. Quem não paga a “taxa” cobrada por eles, acaba sendo ameaçado de agressão, física ou do veículo danificado. A população já solicitou a intervenção da prefeitura para garantir, ao menos, a preservação dos espaços como os públicos. Porém, até agora, nada.

Desafio

Os prefeitos eleitos de Rio das Ostras, Marcelinho da Farmácia, e de Cabo Frio, Dr. Adriano, assumirão governos que se assemelham barcos em pleno cenário de naufrágio. O que pode salvar as suas curtas gestões é a alta da arrecadação dos royalties que, apesar de não segurar os índices da Lei de Responsabilidade Fiscal, podem ajudar a reduzir os impactos da crise, especialmente na infraestrutura e na saúde. Com força de vontade, dá para fazer a diferença.

Gastronomia

O Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros tem nova diretoria que já se reúne para traçar um dos principais eventos do calendário oficial da cidade: o Festival de Cultura e de Gastronomia que acontece em agosto. Com o crescimento da iniciativa e com a adesão de novos restaurantes, a programação deste ano promete fazer história. Bom seria se houvesse uma ampla adesão com o Polo Gastronômico Macahé Antiga. Aí a festa ficaria excelente!

Limpeza

Bairros situados nas áreas mais distantes do Centro ainda enfrentam problemas em relação a limpeza pública. E isso não é provocado pela falta do serviço municipal, mas sim pela má educação de alguns cidadãos que insistem em despejar entulhos e lixos em locais públicos. Praças, calçadas e até terrenos baldios são transformados em lixões por conta disso. E o problema acaba ajudando na proliferação de insetos e de ratos.

Passe

A secretaria municipal de Educação está apurando as reclamações de pais e responsáveis por estudantes que possuem cadastro para uso do Passo Escolar. Desde o início do mês, os cartões deixaram de ser carregados nos coletivos, serviço que passou a ser realizado nas próprias unidades de ensino onde estão matriculados. E isso tem acabado com desvios dos créditos do serviço que visa atender apenas aos alunos do município.

Infraestrutura

A mobilização “Marca Buraco” tem feito história em Macaé, ao marcar os problemas de infraestrutura que geram reclamação da sociedade. De iniciativa da Frente Parlamentar Macaé Melhor, a ação tem alertado o governo sobre os problemas estruturais de vias públicas da cidade. Hoje, a prefeitura tem realizado a pavimentação de vias importantes do Centro. O trabalho precisa ser ampliado para os bairros e comunidades.

Jogo

Os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo têm movimentado diversos setores da economia local. Na semana passada, as padarias ficaram lotadas por conta da partida ter ocorrido às 9h. Nesta quarta-feira (26), bares e restaurantes apostam em ações promocionais para atrair a atenção do consumidor que vibra diante das vitórias do time. Quem curte futebol, unir familiares e amigos é um verdadeiro carnaval fora de época.