Vinícius Marques de Carvalho, ministro da CGU, possui ligações com escritório que representa a Odebrecht, mesmo durante discussões sobre acordos de leniência.
O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, tem ligações com o escritório VMCA Advogados, que representa a Odebrecht em negociações. Este escritório, comandado por Marcela Mattiuzzo, esposa do ministro, foi fundado em 2017 e atua principalmente junto ao Cade. Vinícius está afastado do escritório desde que assumiu seu cargo na CGU. A denúncia foi publicada pelo jornalista Tácio Lorran no Twitter nesta segunda (15).
O VMCA, segundo informações obtidas pelo jornal Estadão, vem prestando serviços à Odebrecht há pelo menos seis anos. Documentos revelam que entre julho de 2018 e abril de 2021, a construtora assinou várias procurações em favor do escritório. Apesar do afastamento formal de Vinícius, o escritório continua suas atividades normalmente.
Vinícius participou em 2024 de reuniões para rediscutir os acordos de leniência com a Odebrecht, onde argumentou que os acordos não deveriam prejudicar financeiramente as empresas envolvidas. Essas declarações parecem alinhar-se aos interesses defendidos pelo escritório de sua esposa.
Questionado sobre possíveis conflitos de interesse, o ministro negou qualquer irregularidade, embora tenha confirmado sua presença em uma reunião com representantes da Odebrecht. A cobertura completa deste caso pode ser acessada através do Estadão.
Por portal Novo Norte