Servidores de câmaras municipais iniciam curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)

Com pouco mais de um mês de atividades, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal segue superando as expectativas. Na terça-feira (17), mais um curso gratuito foi iniciado para a qualificação de servidores que atuam em câmaras. Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), os profissionais aprenderão a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras),

As aulas são ministradas pela professora do município, Lázara Bastos. Ela comemora a oportunidade de trabalhar a inclusão no serviço público. “Que bom seria se outras iniciativas de acessibilidade como essa surgissem. Em breve, a população surda poderá receber um melhor atendimento.”

Na próxima semana, o curso de padronização de sistemas para câmaras municipais acontecerá por meio do Instituto Legislativo Brasileiro, escola de formação do Senado Federal. O número de vagas disponíveis é limitado e as inscrições devem ser feitas pela internet, no site: http://www.interlegis.leg.br/eventos/inscricoes.

ECG Presente

Polo da Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), a Escola do Legislativo também tem programação de cursos até o final do ano, com aulas on-line e presenciais de: Controle interno e gerenciamento de riscos na administração pública, Gestão e fiscalização de contratos, Procedimentos prévios aos contratos da administração pública e Gestão de bens patrimoniais.

As aulas de Libras são ministradas pela professora do município, Lázara Bastos

Para conferir o calendário e os prazos de inscrições, o endereço é: https://www.tce.rj.gov.br/web/ecg/ecg-presente. Por conta da alta procura para o curso Obras Públicas, promovido pela ECG, que acontece nesta semana, as aulas precisaram ser transferidas para o Salão Nobre da Câmara, na sede. Ao todo, foram 72 vagas preenchidas, um recorde de alunos em uma única qualificação.

O feito foi celebrado pelo presidente Eduardo Cardoso (PPS). “Estou extremamente feliz com o crescimento da escola. Nossos esforços estão voltados para a qualificação dos servidores e o resgate da nossa história, por meio do Centro Cultural”, disse.

A população também pode conferir a exposição permanente do Museu, além de ter acesso a uma biblioteca. De acordo com a diretora do espaço, Maria Ângela Magalhães Viana, o acervo para estudos e pesquisas aumentará em breve com a chegada de novas obras que foram doadas pela Biblioteca Nacional.

Funcionamento

O Centro Cultural do Legislativo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O endereço é Avenida Rui Barbosa, 197, no Centro. Os telefones de contato são: (22) 2772-4268 ou 2772-4885.