Enem ainda recebe inscrição

346
A nota obtida no Exame é o principal pré-requisito para quem deseja cursar o ensino superior

O procedimento pode ser feito até o próximo dia 18

Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) têm até o próximo dia 18 para se inscrever. A taxa de inscrição é de R$ 82,00 e o procedimento pode ser feito pelo site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginInscricao.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEO), até a manhã de quarta-feira um total de 2.157.689 candidatos já haviam feito a inscrição. O número, segundo o órgão, é 23% maior que no ano passado já que em 2017, nesse mesmo período, o Enem tinha 1,7 milhão de inscritos.

As provas do Exame serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, em dois domingos, como na última edição. Neste ano, porém, uma novidade, segundo o MEC: no segundo dia de provas, os candidatos terão 30 minutos a mais para responder às questões para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Criado em 1998 pelo MEC, o Enem tinha como finalidade avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. Atualmente é considerado um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação, além de ser considerado a principal porta de entrada na educação superior em universidades públicas do país.

A nota obtida no Exame é o principal pré-requisito para quem deseja cursar uma graduação por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).