A cidade de Armação dos Búzios realiza o Encontro de Cultura Popular Buziana nos dias 1, 2, 3 e 4 de dezembro, nas ruas e praças da cidade. O evento conta com apresentações de folias, teatro, cirandas, grupos de cultura popular, violeiros, sanfoneiros, sambistas e outras manifestações artísticas da cidade e também do país.
O Festival de Cultura Popular vai reunir mais de 200 artistas locais e convidados de todo o Brasil, através de uma cuidadosa curadoria feita pela Secretaria Municipal de Cultura. A realização do evento promove a valorização da cultura popular e aquece a economia de cidade, antes da temporada de Sol & Mar.
De acordo com o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico Luiz Romano Lorenzi, o festival de Cultura Popular Buziana nasce para mostrar a brasilidade da cidade: “Nós realizamos esse projeto para mostrar a brasilidade da cultura popular, mostrar que essa cidade extremamente cosmopolita tem um povo que defende a cultura popular brasileira”, afirma o secretário.
O Encontro tem como objetivos principais a revitalização da tradicional cultura do povo de Armação dos Búzios e da cultura brasileira e a inserção de toda a comunidade no processo. O encontro foi pensado para festejar as tradições, promovendo o intercâmbio entre artistas de diversas localidades do país. Grupos de várias localidades já confirmaram a presença no evento.
Kelly Penha, uma das artistas da cidade a expor no festival, é responsável também pelo símbolo do encontro: “A baleia traz à luz a memória do povo buziano. Pinça seus monumentos, construções, embarcações e personalidades, uma baleia destemida que valoriza seu patrimônio histórico-cultural, enfrenta as mazelas sociais,” afirma a artista
O festival é uma realização da Prefeitura de Búzios, através da secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, com produção da Artphoto Studio e apoio das secretarias de turismo, da mulher e do idoso, de educação ciência e tecnologia, pesca agricultura e esportes náuticos.