A Unimed, sem dúvida, é um dos maiores planos de saúde que temos atualmente no Brasil.

Porém, o tema de hoje não é tão agradável, e você vai conhecer detalhes sobre o plano da Unimed, que acabou emitindo um comunicado emergencial anunciando o fim do atendimento diante do terror aos clientes. Vamos conferir?

As informações são do portal Século Diário. Segundo informações divulgadas pela fonte, alguns clientes do plano de saúde Unimed Vitória receberam dois boletos neste mês de fevereiro.

Assim, os clientes ficaram sem saber quais contas deveriam pagar. Assim, as informações mostram também que, no dia 31 de janeiro, a Unimed enviou comunicado informando que a Benevix, administradora de benefícios, não atuaria mais como intermediária no processo de contratação.

Pois bem, por outro lado, a Benevix acabou fazendo o contrário, reafirmando que seu contrato com a operadora de plano de saúde continuava em vigor. Assim, diante de toda essa situação, os clientes do plano Unimed Vitória acabaram enfrentando um verdadeiro impasse.

O que aconteceu com a Unimed?

A informação mostra ainda que o contrato da empresa com a Unimed segue em vigor até junho de 2028, segundo o administrador.

Na época, também foi informado que a empresa ajuizou ações judiciais contra a Unimed exigindo o cumprimento do acordo, tendo obtido duas liminares favoráveis.

No dia 10 de julho de 2023, o diretor de Mercado, Dejair Xavier Cordeiro, disse que a Benevix assinou o nono aditivo ao contrato com a Unimed em 2022, fazendo um aporte de R$ 15 milhões para um contrato de exclusividade até 1º de junho de 2028.

Por sua vez, o presidente da Unimed, Fabiano Pimentel Pereira, disse na época que o contrato com a Benevix não era benéfico para a operadora e haveria possibilidade de rescisão contratual, conforme consta da ata da Assembleia disponível no site da Unimed.

Em nota ao Século Diário, a Unimed Vitória informou que, “uma vez rescindido o contrato com a administradora Benevix, qualquer boleto mensal por ela enviado aos clientes é indevido e não deverá ser pago. Em conjunto com as entidades ACE-ES e ACS-ES, a cooperativa já instaura ações judiciais contra a administradora para evitar que os beneficiários sejam prejudicados”.

E ainda explicou que: “Caso algum cliente tenha pago a fatura enviada pela Benevix, a Unimed Vitória orienta que entre em contato com sua central de atendimento por um dos canais disponíveis: telefone (27) 99842-9341 ou e-mail (e-mail protegido). A cooperativa lamenta o ocorrido, reitera o cuidado com os beneficiários e se compromete publicamente a manter ativos os cartões de todos nesta situação, garantindo assim o atendimento e a cobertura.”

A Benevix informou que “busca proteger os direitos de seus clientes na justiça e nossos canais de comunicação estão abertos para dirimir quaisquer dúvidas”. Por fim, é muito importante deixar claro que toda essa situação afeta apenas o plano da Unimed em Vitória e não outros planos do país.