Empresários do Repensar Macaé irão realizar nova vistoria no aeroporto

0
288
Primeira fase das intervenções liberou 430 metros de pista para pouso e decolagem de helicópteros

Wagner Martins, novo superintendente do Aeroporto de Macaé, irá recepcionar a comitiva

Empresários que compõem as instituições organizadoras do Repensar Macaé farão nesta segunda-feira (1º), às 10h, uma nova visita ao Aeroporto de Macaé com objetivo de acompanhar de perto o andamento da obra de reforço estrutural da pista de pousos e decolagens, elevando a capacidade de segurança para operações de aeronaves de maior porte, que integram a logística aérea regional.

Na ocasião, os empresários serão recepcionados pelo novo superintendente do Aeroporto de Macaé, Wagner Martins. Iniciada em 1° de junho desse ano, as obras da pista do Aeroporto de Macaé seguem o cronograma que prevê prazo de 390 dias para sua conclusão. Recentemente, a primeira fase das intervenções foi concluída parcialmente com a operacionalização de 430 metros de pista para pouso e decolagem somente de helicópteros até 16,20 metros de comprimento.

As obras vão ampliar a referência de resistência da pista para ATR 72, permitindo o pouso e decolagem de voos comerciais. O investimento é da ordem de R$ 24 milhões.

O Aeroporto de Macaé atende, principalmente, o mercado offshore de petróleo e gás. Até junho, cerca de 450 passageiros circulavam no aeroporto diariamente, com registro de 2.200 pousos e decolagens mensais de helicópteros.

Nesta primeira fase das obras da pista do Aeroporto de Macaé já foram feitas pavimentação, drenagem, sinalização horizontal, infraestrutura para cabos elétricos de baliza de pista. A obra, como um todo, contempla a troca de balizamento de pista e interseções (cabeamentos de energia elétrica e todos os corpos de luminárias); pavimentação de acostamentos de 7,5 metros para cada lado da pista e interseções também; intervenção na própria pista que hoje é de 7 e vai passar para 19 PCN (referência de resistência de ATR 42 para ATR 72). A pista do aeroporto possui 1,2 mil metros de comprimento por 30 de largura no total.