A missão não contou com tripulantes a bordo. A SpaceX encarou os testes anteriores como parte fundamental do desenvolvimento do projeto. “Cada um desses testes de voo continua sendo apenas isso: um teste.
Empresa de Elon Musk faz terceiro teste com a maior nave do mundo. Veja o vídeo
A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, executou nesta quinta-feira (14) o terceiro teste de voo da Starship, a maior nave do mundo, destinada a transportar passageiros no futuro. O lançamento, inicialmente marcado para as 9h (horário de Brasília), ocorreu com atraso às 10h21. Este evento representa um passo significativo para a empresa, após os dois primeiros testes resultarem em explosões minutos após o lançamento.
A missão não contou com tripulantes a bordo. A SpaceX encarou os testes anteriores como parte fundamental do desenvolvimento do projeto. “Cada um desses testes de voo continua sendo apenas isso: um teste. Eles estão colocando hardware de voo em um ambiente real para maximizar o aprendizado”, informou a empresa.
O voo testou a separação do foguete Super Heavy da cápsula cerca de dois minutos após o lançamento. Conforme planejado, a cápsula deveria alcançar a órbita terrestre e cair no Oceano Índico depois de pouco mais de uma hora. A missão incluiu momentos chave como o atingimento do “Max Q” (pico de estresse mecânico) 52 segundos após o lançamento, a separação dos dois estágios do foguete 2 minutos e 44 segundos após, e o pouso da Starship no Oceano Pacífico após cerca de 1 hora e 4 minutos de voo.
A Starship tem 120 metros de altura, incluindo a nave e o propulsor Super Heavy, e 9 metros de diâmetro. Com capacidade para transportar até 100 pessoas, a nave é projetada para ser reutilizável. Ela pode carregar até 250 toneladas em missões descartáveis e 150 toneladas em missões reutilizáveis. Desde 2019, a SpaceX vem testando a Starship, alcançando o primeiro pouso bem-sucedido em 2021.
Por portal Novo Norte