Ao todo, mais de 300 milhões de doses já foram enviadas na maior campanha de vacinação da história do país

Um novo recorde para a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19: o Ministério da Saúde distribuiu mais de 68,1 milhões para todo Brasil em setembro. Esse é o resultado do trabalho do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e de milhares de profissionais de saúde que se dedicam para que as vacinas cheguem aos brasileiros em todos os cantos do país.

O quantitativo em setembro superou os lotes entregues em agosto, quando o Ministério da Saúde distribuiu 60,8 milhões de doses. Até o momento, no total, a maior campanha de vacinação da história do Brasil já destinou 308,2 milhões de doses para todos os estados e Distrito Federal.

Os reflexos dessa campanha histórica estão nos números do cenário epidemiológico do país, que apresentam melhoras todos os dias. A média móvel de casos e mortes pela Covid-19 caiu mais de 70% desde junho. Em setembro, o Brasil registrou o menor número de mortes pela doença.

Ao longo de oito meses de campanha, todos os grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) já foram contemplados. Agora, o foco do Ministério da Saúde é que todas as unidades da Federação completem os esquemas vacinais de forma equânime. Além disso, a pasta está destinando vacinas para a dose de reforço de idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e pessoas imunossuprimidas. Mais de 1,3 milhão de pessoas destes grupos já se vacinaram nesta nova etapa.

Até o momento, mais de 242,9 milhões de doses de vacinas já foram aplicadas, sendo 147,9 milhões de primeiras doses e 94,7 milhões de segundas doses ou dose única. Com isso, 93,6% da população adulta já tomou a primeira dose da vacina e quase 60% já completaram o esquema vacinal.

Mahila Lara
Ministério da Saúde