Quem não se vacinou ainda pode e deve procurar um posto de saúde para colocar o cartão de vacinação em dia - Foto: Maurício Porão

Mil seiscentos e vinte e cinco pessoas, entre seis meses e 59 anos de idade, foram imunizadas contra o sarampo no dia D da Campanha Estadual de Vacinação contra a doença, neste sábado (1º). Em Macaé, a Secretaria de Saúde disponibilizou 31 unidades, que funcionaram de 9h às 16h. No dia 7 de março será realizado outro Dia D de vacinação contra a mesma doença e a Campanha Estadual segue até o dia 13 de março.

A responsável pelo Programa de Imunização, Luciana Santos, conta que 3.574 pessoas compareceram aos postos no Dia D. “Elas estiveram presentes, tiveram o cartão avaliado, porém, estavam com o cartão em dia. Porque essa campanha é feita mediante a apresentação e avaliação do cartão. Quem não se vacinou ainda pode e deve procurar um posto de saúde para colocar o cartão de vacinação em dia”, comentou.

A vacina disponível é a tríplice viral, que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola. A meta foi imunizar as pessoas na faixa etária, que ainda não tinham recebido a vacina ou estão com a vacinação incompleta contra o sarampo.

Jenivalda Maria de Souza Bila, de 58 anos, não perdeu a oportunidade e aproveitou o Dia D da Campanha para se proteger contra as três doenças. “Eu nem me lembro se eu já tinha me vacinado contra o sarampo, por exemplo. Por isso, não perdi tempo a aproveitei para me vacinar”, frisou. E ela não foi sozinha, o filho, Anderson de Souza, 29 anos, também participou da campanha. “Essa foi a primeira vez que me vacinei contra o sarampo. Eu procuro sempre manter a carteira de vacinação em dia, porque com saúde não se brinca”, ressaltou.

Daniellen Rodrigues, de 33 anos, também compareceu à Casa da Vacina. “Fiquei sabendo pelo site e vim me proteger. Eu nunca tive sarampo e nem quero ter. Essa campanha é muito importante e acho que todos devem participar. A vacina não dói nada”, garantiu.

Adriana Cristina Vargas, de 42 ano, também ficou sabendo da campanha pelas redes sociais, e não perdeu tempo. “Essa já é minha segunda dose. Como eu tenho uma filha novinha, desde o meu cartão de gestante, tenho todas as vacinas em dia. E minha filha também. Vou me proteger e proteger a ela também, não quero correr riscos”, assinalou.

Quem não participou do Dia D deve procurar uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação em mãos. Em alguns casos, quem recebeu primeira dose, não necessita da segunda. Mas é preciso confirmar na unidade. O trabalho de imunização contra o sarampo vem sendo intensificado no Estado, por conta do reaparecimento de casos. Em Macaé, a vacinação tem sido realizada durante a semana em unidades de saúde.

A doença – O sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e estará disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais.

A vacina disponível é a tríplice viral, que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola – Foto: Maurício Porão

 

Em Macaé, as Unidades de Saúde são as seguintes:

Casa da Vacina – Rua Bernadete Franco Pacheco, 76, Centro;

Pronto-socorro Aeroporto – Rua Curucango, 46, Parque Aeroporto;

Ajuda B – Estrada do INCRA, s/n;

Aroeira – Rua Eucaliptos, 184;

Barra Brasília – Avenida Luiz Lírio, 821 – Barra;

Jardim Franco – Rua Dois, s/n;

Areia Branca;

Bicuda Grande;

Bicuda Pequena;

Bosque Azul;

Bicuda Grande;

Bosque Azul – Rua Ari de Carvalho s/n;

Botafogo – Rua Lelita Sales s/n;

Cajueiros – Rua Marcial Alves Moreira, 51;

Campo do Oeste – Avenida Venezuela, 132;

Córrego do Ouro – Avenida Miguel Peixoto Guimarães, s/n;

Engenho da Praia – Avenida Lagomar, 122;

Frade – Rua Principal, s/n;

Fronteira – Rodovia Amaral Peixoto, s/n;

Glicério – Rua Arquiteto Luiz Pinto, s/n;

Horto – Estrada do Horto;

Imbetiba – Rua Zamenhoff, 150;

Lagomar – Avenida Quissamã, s/n;

Lagomar – Rua W18 Sentido W01, s/n;

Malvinas – Rua Maria José Mahon Santos, 1500;

Morro de São Jorge – Rua Abílio Correa Borges, 182;

Nova Esperança – Rua São Mateus, s/n;

Nova Holanda – Rua Nove, s/n;

Praia Campista – Rua Luiza Lírio do Vale, 158;

Sana – Rua Principal, s/n;

Trapiche – Rua Comandante Gerson, s/n;

Virgem Santa – Estrada Virgem Santa, s/n;

Visconde – Rua Zilda Zarur s/nº, Novo Viscon