Vistoria conjunta na barragem de Juturnaíba é confirmada em reunião extraordinária - Divulgação

Reunião extraordinária do comitê definiu comissão eleitoral e marcou pleito para dia 29 de março

Durante reunião extraordinária realizada na manhã da última segunda-feira (11), na sede da Prefeitura de Iguaba Grande, os integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBH Lagos São João) definiram para o dia 29 de março a data da eleição do órgão colegiado, que irá renovar a nova plenária e escolher os novos membros da diretoria: presidente, vice-presidente, secretário executivo e mais quatro diretores dos subcomitês: Lagoa de Araruama, Rio Una, Rio São João e Saquarema.

Com o auditório lotado, o encontro também serviu para escolher os integrantes da comissão eleitoral que acompanhará todos os trâmites do pleito até o seu encerramento. Foram escolhidos seis membros, sendo dois representantes de cada segmento (sociedade civil, usuários e poder público).

O presidente do CBH Lagos São João, Leandro Coutinho, mediou a reunião. Ele lembrou as dificuldades do início da gestão, ressaltou a importância dos projetos de saneamento recém-aprovados em São Pedro, Araruama e Iguaba Grande e afirmou que o trabalho da próxima diretoria será o de conduzir a implantação de mais projetos como os citados.

“O início da nossa gestão foi a retomada do andamento do Comitê. Nos últimos anos nós conseguimos resolver todas as demandas administrativas e hoje estamos colhendo os frutos desse trabalho. Há pouco tempo, foram aprovados projetos de saneamento de grande importância para a região, para São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama. Atualmente o CILSJ, atuando como delegatária do Comitê, é composto por uma equipe técnica completa e competente que trabalha na condução desses projetos, e a expectativa é que a próxima gestão do CBH Lagos São João vá conduzir a implantação de vários projetos, incluindo outros municípios que estão preparando suas propostas, como são os casos de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema, Rio das Ostras e Búzios”, disse.

Além de decidirem sobre o processo eleitoral do comitê, os membros presentes no encontro também deliberaram sobre outras questões. O calendário de reuniões de 2019 do comitê foi aprovado pela plenária por unanimidade e também foi batido o martelo pelo manejo de parte da verba do comitê destinada a monitoramento – cerca de R$ 500 mil – para a atualização do Plano de Bacia do CBH Lagos São João. Um Grupo de Trabalho (GT) será criado para cuidar da proposta do escopo do projeto a ser contratado.

Barragem de Juturnaíba

Outro tema que foi discutido na plenária entre os membros do comitê foi a atual situação da barragem de Juturnaíba, situada no município de Silva Jardim e que fornece água para toda a Região dos Lagos. A vistoria conjunta proposta pelo Ministério Público, juntamente com a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Águas, Inea, ICMBio, IBAMA, municípios sob influência direta da barragem, CBHLSJ, CILSJ e as Concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba acontecerá nesta quinta-feira (14), às 9h30.

A manutenção do reservatórios está sob responsabilidade da concessionária Prolagos em relação à estrutura e juntamente com a Concessionária Águas de Juturnaíba (CAJ), estão responsáveis pela retirada de plantas aquáticas. O INEA já solicitou para ambas as concessionarias estudos atualizados sobre o risco da barragem, para tirar qualquer dúvida sobre sua segurança, que de acordo com o último laudo apresentado pela Prolagos, não há risco de rompimento, somente necessita da continuidade de manutenção.