Expectativas consolidam o nome de Dr. Eduardo para o quarto mandato à frente da Casa
De acordo com o parágrafo 1º, do artigo 6, do Regimento Interno da Câmara, as eleições para a definição da presidência e da Mesa Diretora, para o biênio 2019/2020, estão previstas para acontecer na terça-feira, dia 11 de dezembro. É que, de acordo com a redação do regimento, alterada em 2011 na última reforma das diretrizes da Casa do Povo, as eleições podem ocorrer entre os dias 10 e 15 de dezembro. E não restam dúvidas de que os vereadores irão deixar este debate para a última hora.
Apesar de algumas dúvidas, e o ensaio de uma chapa de oposição, Dr. Eduardo Cardoso (PPS) se consolidará mais uma vez na presidência do plenário, posto que ocupa desde 2013. As grandes mudanças ficarão por conta do posto de primeiro vice-presidente, hoje disputado por dois nomes.
Mais provável para ocupar a segunda cadeira da presidência da Casa, Welberth Rezende (PPS) se prepara hoje para assumir o mandato de deputado estadual, conquistado nas eleições deste ano. De saída do plenário em fevereiro, o atual primeiro secretário ainda participará da votação para a presidência da Casa, mas deixando vago o posto de vice. E outros dois nomes surgem com força para sentar ao lado de Eduardo no parlamento.
O primeiro deles é o do vereador Maxwell Vaz (SD), atual líder da Frente Parlamentar Macaé Melhor. Um dos mais antigos parlamentares da Casa, Maxwell já saiu diversas vezes em defesa de Dr. Eduardo, além de possuir um perfil diplomático forte, sendo um grande conhecedor dos trâmites técnicos do Legislativo.
O segundo nome cotado é o do vereador George Jardim (MDB), hoje ocupante da segunda vice-presidência da Casa. George também é antigo no plenário, com boa relação com o presidente. O que se espera é que Dr. Eduardo obtenha a unanimidade dos 17 votos da Casa. Porém, 12 nomes que declararam voto a ele, desde o início da sua campanha, terão acessos à redefinição dos cargos de assessoria que compõem a presidência do parlamento.