ELEIÇÃO

O Ministério Público do Estado e a Procuradoria Regional Eleitoral alinharam estratégias para investigar e processar quem usar redes sociais para divulgar desinformação (fake news) em campanhas nos 92 municípios do Estado neste ano. O Ministério Público atuará, pelas vias judicial e extrajudicial, para reprimir a manipulação de eleitores fluminense via redes sociais.

 

COMÉRCIOS

Desde a última quarta-feira (10), a prefeitura realizou uma convocação para sócios, proprietários, funcionários e colaboradores do comércio de autopeças, motopeças e de lojas e oficinas de bicicletas para realizarem a testagem do Coronavírus, no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. A medida  é válida a fim de minimizar a propagação do Coronavírus, antes de uma possível reabertura dos comércios.

 

INFLUENZA

Depois de quatro etapas de vacinação contra a Gripe Influenza, Rio das Ostras alcançou o total de 32.945 pessoas imunizadas até o dia 5 de junho. No entanto, a campanha foi prorrogada até o próximo dia 30. O atendimento para Influenza segue nas unidades de Saúde, no turno da tarde, das 13h às 16h30. Neste período, a vacinação acontece para todos os grupos prioritários da campanha.

 

UFRJ

Quatro professores de farmacologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé, da Cidade Universitária, criaram o site Farmacologia Informa: www.farmacologiainforma.com. O objetivo é informar a sociedade a respeito dos avanços farmacológicos com base na literatura científica e órgãos de saúde nacionais e internacionais. No site, encontra  gratuitamente as informações, documentos oficiais e trabalhos científicos.

 

CARAPEBUS

Contratados que prestam serviço para a prefeitura de Carapebus questionam do atraso de pagamento salarial, que já chega há dois meses e o governo municipal não tem dado satisfação sobre a previsão do depósito de pagamento. Enquanto isso, prestadores de serviços dependem do salário para comprar mantimentos, remédios e entre outros tipos de necessidades.

 

HOTELARIA

Setor hoteleiro de Rio das Ostras vai voltar a funcionar para atender trabalhadores em viagem.

Medida passa a valer na próxima segunda-feira (15) e permite atendimento apenas para hospedes em viagem de trabalho e preenchimento máximo de 40% da capacidade. o serviço de alimentação fornecido por estes estabelecimentos deverá priorizar o atendimento na forma de “serviço de quarto ao cliente”.

 

AUXÍLIO

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou na que o governo vai prorrogar por dois meses o pagamento do auxílio emergencial. Porém, ainda não ficou claro se o valor do auxílio será mantido ou se haverá uma redução. Na última sexta (5), o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, afirmou que o governo prevê pagar duas parcelas extras de R$ 300 cada.

 

CÂMARA

A Câmara Municipal de Macaé avançou no entendimento de suspender o recesso parlamentar de julho.  A medida fará com que o Legislativo possa ampliar as propostas para amenizar os impactos causados pelo coronavírus. A proposta será discutida  com a Procuradoria  a melhor alternativa para o prosseguimento das atividades em julho. Dependendo da situação de Macaé, não haveria a necessidade de aprovar a medida, pois as sessões seguiriam de forma extraordinária.

 

PRAÇAS

Vereadores de Macaé discutiram na sessão plenária a higienização nas praças públicas, com limpeza e utilização de produtos que previnam a disseminação de bactérias e da Covid-19. Por fim, os vereadores de Macaé  também foram favoráveis à proposta voltada aos musicistas da cidade. Eles pedem ao Executivo que a categoria seja contemplada com um auxílio mensal de R$ 1 mil em três parcelas. Muitos artistas foram impedidos de se apresentarem nas praças.