Conscientização sobre o zelo e sentimento de pertencimento quanto às unidades municipais. Esta uma das prioridades da rede municipal que, recentemente, registrou atos de vandalismo em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os fatores negativos foram apontados pelo secretário de Educação, Guto Garcia, como acarretadores de problemas no funcionamento dos espaços escolares. Para que esses casos não se repitam, ele solicita o apoio da comunidade escolar.
A rede municipal continuará realizando manutenção nas escolas, mas entende que as reformas, manutenção, climatização e construção de novos escolas são essenciais, no entanto, o dinheiro gasto com a recuperação da depredação das unidades pode ser investido nas necessidades básicas para a população.
“Precisamos que a população contribua com a conservação do patrimônio, fiscalizando, orientando os estudantes a cuidar e zelar pela escola e multiplicando informações sobre a importância do patrimônio. Os atos de vandalismo não podem continuar. Este é nosso desejo”, ressalta Guto.
A educação conta com o projeto “Conservação do Patrimônio Público Escolar”, com a atuação de agentes patrimoniais mirins, em que os alunos e alguns professores são os responsáveis pelo estado de conservação e o funcionamento dos bens públicos dentro dos estabelecimentos de ensino. As ações são estendidas aos pátios, refeitório, biblioteca, laboratório, quadra e demais espaços das escolas. O projeto é da Secretaria Adjunta de Patrimônio em parceria com a Coordenação Patrimonial da Secretaria de Educação.
Guto Garcia lembra que o objetivo do projeto é destacar a importância da conservação do patrimônio escolar, além de desenvolver atividades de conscientização.
Os serviços de manutenção seguem um cronograma específico e acontecem conforme solicitação da direção das escolas municipais solicitam os serviços junto à Superintendência de Infraestrutura da Secretaria de Educação. Durante a manutenção, as equipes executam trabalhos como substituição de materiais, capina, reparos hidráulicos e elétricos, colocação ou troca de revestimento, limpeza de fossa, manutenção de esquadrias, instalação de ventiladores, impermeabilização das calhas e lajes, instalação de grades, troca de lâmpadas, troca e manutenção de bombas d’água, pintura geral, substituição de portas, torneiras e descargas, além de limpeza dos reservatórios de água, revisão de telhado e pintura.