Curso segue nesta sexta (5) com o objetivo é mostrar a essência do trabalho dos auxiliares
Cerca de 560 Auxiliares de Serviços Escolares, que trabalham em 54 escolas de Educação Infantil da rede pública municipal de Macaé, lotaram o auditório central do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, na quarta-feira (3), no curso de formação continuada oferecido pela Superintendência de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação. O curso vai até sexta-feira (5) e o objetivo é mostrar a essência do trabalho dos ASEs nas escolas, diariamente, com as crianças, protagonistas da Educação, que tem recebido investimentos e atenção por parte do governo municipal.
Devido ao grande número de ASEs participantes, o curso foi dividido em duas turmas: manhã, das 8h ao meio-dia e, tarde, das 13h às 17h. Juntos, eles trocaram conhecimentos sobre o tema central do curso “Eu sinto você”, que teve como subtema “O combate ao abuso sexual infantil”, ministrado pela coordenadora do Setor de Serviço Social da Educação, a assistente social Viviane Rocha. O evento também abordou as competências e atribuições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Aprender e ensinar são os objetivos deste nosso encontro, que foi preparado com todo carinho para receber cada um. Vocês são fundamentais na nossa rede porque desempenham um trabalho essencial”, destacou a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte. Auxiliar de Serviços Escolares há nove anos, lotada na EMEI Therezinha Carvalho Moreira,Vânia da Silva Mariner da Costa disse que é necessário mais eventos como este.
“A teoria é diferente da prática no cotidiano das escolas, mas precisamos ouvir mais sobre o nosso trabalho. A cada encontro alguns assimilam algo muito importante e isto contribui para melhorar as nossas atividades”, avaliou. Ela acrescentou que a abertura do evento chamou muito a sua atenção “porque falou de nós, do cuidado que devemos ter conosco e, claro, do cuidado com o próximo”. No curso, os profissionais participam de dinâmicas individuais e em grupo, como meditação, silêncio e técnicas para manter a concentração, um momento de muita união.
O curso começou na segunda-feira e será encerrado na sexta, atendendo auxiliares de unidades diferentes a cada dia, sem prejudicar o funcionamento das escolas, uma vez que é realizado no dia do Conselho de Classe de cada escola. A formação acontece na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros; e, somente nesta quarta, foi no Centro de Convenções, no bairro São José do Barreto, devido ao maior número de participantes.