A rede municipal está renovando a frota de ônibus com a aquisição de cerca de 60 novos ônibus para atender os alunos, que fazem uso do transporte dedicado. De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a nova frota conta com ar condicionado, proporcionando conforto e bem estar; portas de acesso em ambos os lados (direito e esquerdo) para embarque e desembarque, permitindo que os alunos fiquem nas calçadas e não na direção das vias públicas.

A frota também possui acessibilidade com elevador hidráulico, espaço para deficientes físicos e cadeirantes, atendendo assim, todos os alunos com mobilidade reduzida. O tamanho dos ônibus é considerado ideal para garantir melhor mobilidade na cidade, causando assim o mínimo de impacto no trânsito do município.

O objetivo é melhor garantir a segurança do estudante no trajeto entre a sua casa e a escola, assegurando o acesso e a permanência dos alunos matriculados na Educação Básica.O transporte dedicado atende diariamente uma média de 5.600 alunos do 1º ao 5º ano .

Com a capacidade de 47 lugares, os novos ônibus serão disponibilizados para o transporte dos estudantes na área central, bairros e região serrana, que receberá veículos mais altos com suspensão diferenciada, características específicas para uso na área rural com a finalidade de assegurar o conforto e zelo dos transportados.

” Mesmo com a suspensão das aulas, em decorrência da situação de emergência, por conta da pandemia de coronavírus, continuamos trabalhando em prol de ações para melhor atender os alunos. Estamos investindo na infraestrutura escolar e ampliando a frota com veículos mais modernos e seguros, adequados à legislação”, detalha.

A rede municipal atende uma média de 42 mil alunos. Deste total, 9 mil alunos fazem uso do transporte escolar municipal (ônibus, vans, kombis e microonibus), com atendimento para alunos da Educação Especial, estudantes das áreas de difícil acesso e aqueles que moram distante da escola.

Para melhor saber a sistemática do transporte escolar dedicado, diretores das escolas municipais recebem orientações da Coordenação de Transportes. Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, pontua que o trabalho da Coordenação de Transportes visa reforçar a maior aproximação da família e a escola. ” Com a integração da comunidade escolar, o transporte oferecido gratuitamente aos alunos poderá fluir de maneira mais ágil e dinâmica “, finaliza.