Empresas internacionais seguem na expectativa de participar da concorrência pública
Depois de mais de oito meses de preparativos, trâmites e discussões, o edital da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) que define as regras para a concorrência pública que ofertará a concessão do Aeroporto de Macaé, e de outras bases aéreas do país, será publicado nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial da União.
Ontem (29), em Brasília, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil realizou evento oficial para apresentar os editais de concessão dos pacotes que incluem aeroportos e ferrovias, incluídos no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Aguardado com expectativa por empresas internacionais, que se interessaram em disputar a concessão da base macaense que, junto ao Aeroporto de Vitória, formam o Bloco Sudeste do plano de desestatização.
A expectativa é que a disputa gere um ativo para o governo federal de mais de R$ 350 milhões. A mesma quantia é estimada como os investimentos a serem aplicados no Aeroporto da cidade, modernizando os sistemas de operações dos voos offshore, reativando também os voos comerciais.
Obras na pista
A Infraero se prepara para dar como concluída a intervenção na pista do Aeroporto, que elevou o PCN (Paviment Classification Number), permitindo assim que aeronaves que operam nas rotas regionais possam efetuar pousos e decolagens em Macaé.
Companhias como a Azul Linhas Aéreas e a Passaredo já foram acionadas, com objetivo de retomar os horários de voos comerciais em Macaé.