Divulgação

Começou nessa segunda-feira (22), a edição especial do Festim (Festival de Esquetes de Macaé). Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento este ano será realizado pela plataforma do Instagram até o próximo domingo (28). Para acompanhar, basta acessar @festim_festival.

Segundo o produtor e idealizador do evento, Aldebaran Bastos, nesta edição, o festim vai divulgar poesias ao vídeo, na Quarentena Poética. As inscrições terminaram no último dia 14 de junho. Ao todo, segundo Aldebaran, foram mais de 120 inscrições. Destas, 63 poesias foram selecionadas. “Nós percebemos a nossa contribuição para a arte da poesia e, devido o sucesso da edição online do Festim, pretendemos institucionalizar esta edição especial como um braço direito do Festim, que retornará ao Teatro Municipal de Macaé quando tudo voltar ao normal, e também o festival online, que dará voz à poesia e ao áudivovisual”, explicou.

O Festim Online mobilizou artistas do Brasil inteiro e de outros países. “Os vídeos foram gravados neste período de isolamento social e vimos que todos se moveram para participar felizes sim e nós também estamos. Através da arte, nós podemos contribuir e, muito, para o debate de tudo o que está acontecendo e dá voz e espaço a todos. Essas são as funções da arte”.

O Festim Online será realizado entre os dias 22 e 28 de junho pelo instagram @festim_festival. Serão premiadas as categorias das cinco melhores poesias de vídeo (vídeo arte), melhor intérprete e voto popular, com a premiação de R$ 300 para cada vencedor.
As poesias serão postadas na plataforma do instagram. O público poderá assistir gratuitamente a partir das 19h. No domingo (28), último dia, será aberta votação popular, com participação do público, em seguida, os indicados serão anunciados e receberão a premiação em dinheiro.