Luiza Trajano pediu sinal de baixa de juro a Campos Neto
Durante um evento do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, solicitou ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicativos de uma futura redução na taxa Selic. Trajano revelou ter entrado em contato com ele “mais de 20 vezes” recentemente, reiterando a necessidade de abaixar a taxa de juros, atualmente fixada em 13,75% ao ano.
Na ocasião, a empresária buscou por repetidas vezes um indicativo de Campos Neto acerca da diminuição do valor base da taxa de juros. Como resposta, o banqueiro central reforçou seu ponto de vista anterior, alegando que não poderia assegurar uma mudança na taxa Selic, uma vez que seu voto é apenas um dos nove no Comitê de Política Monetária (Copom).
Insistindo na questão, Luiza Trajano demandou: “Baixa os juros, mas não é 0,25 ponto percentual, não, que é muito pouco”. A declaração provocou risadas entre Campos Neto e os demais participantes. Posteriormente, Campos Neto indicou que precisava encerrar sua participação no evento devido a outros compromissos. Em resposta, Trajano implorou: “não faz isso não, deixa ele dar o sinal”.
Prometendo retornar ao evento no próximo ano, o presidente do Banco Central assegurou que a eficácia do trabalho da instituição seria reconhecida futuramente. “Vai ter muita gente quebrada até lá”, foi o comentário final de Trajano.
Durante o evento, Campos Neto reconheceu que a taxa Selic está elevada, porém a comparou com a média histórica, alegando que não está acima desse patamar. Adicionalmente, o presidente do Banco Central observou que os principais requisitos para um relaxamento na política monetária, tais como expectativas de mercado e diminuição da taxa de juros futura, estavam em progresso.
Por portal Novo Norte