Setembro chegou e retomada segue sem respostas
Setembro chegou e o cenário aponta cada vez mais o não retorno das aulas presenciais ainda em 2020. Pelo menos em Macaé, que registra 42 mil alunos matriculados na rede pública e 13 mil na rede privada até o Ensino Médio, totalizando cerca de 55 mil alunos, além dos 15 mil universitários, a situação se mantém a mesma frente à pandemia do coronavírus.
Segundo o Vereador e Presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal, Guto Garcia, que vem se declarando contrário ao retorno, o município segue sem previsão de retomada física ainda esse ano. “Tudo igual. Não volta esse ano, a princípio. Quem decidirá é o prefeito Dr. Aluízio junto com a Secretaria de Saúde, mas na opinião, não deveria voltar esse ano. Dificilmente esse retorno acontecerá”, ressalta.
Apesar da cidade seguir na ‘faixa verde’ do covidímetro, o que significa risco baixo no grau de contaminação do vírus, o que permitiu a reabertura de novos segmentos, e mostrando assim, uma certa estabilidade, o retorno às aulas presenciais que requer uma série de cuidados e desafios, desde o início do cenário pandêmico foi considerado a última pauta a ser analisada pelo Chefe do Executivo. E assim vem sendo desde então.
Vale dizer que, embora as aulas presencias estejam suspensas desde meados de março, a categoria, entre professores, coordenadores e diretores escolares, se uniram nesse momento atípico e de reinvenções, para assegurar a entrega dos conteúdos pedagógicos aos estudantes.