Cerca de 800 famílias já retiraram seus kits gratuitos para TV Digital em Macaé, que começaram a ser distribuídos no último dia 12, no Centro de Convivência do Idoso (CCI). A dona de casa Josiane Vieira Bernardes, 36 anos, esteve no espaço nesta quinta-feira (19), no horário marcado para receber a antena digital, o conversor, o controle remoto e o manual de instalação.
“Estou desempregada e ter a oportunidade de receber o kit gratuitamente é fundamental para quem não tem condições de comprar o material. Já estou saindo daqui com ele e vou conectar assim que chegar a casa”, frisou Josiane.
Para o agendamento da retirada ou para saber se está na lista fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, disponibilizou a página na internet sejadigital.com.br/kit e o centro de atendimento telefônico, por meio do número 147 (ligação gratuita). O usuário precisa ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS).
Em Macaé serão distribuídos mais de 20 mil kits gratuitos , quantidade de famílias de menor renda cadastradas no CadÚnico. A iniciativa permitirá que os contemplados tenham acesso à programação da TV digital.
A Seja Digital recomenda que todos retirem os kits gratuitos o quanto antes. O desligamento do sinal analógico está previsto para 28 de novembro. Para o porteiro Joilson Soares, 45 anos, o benefício irá garantir a qualidade de imagem e som da sua TV de tubo. “Não tenho condições de comprar outra televisão neste momento, portanto, preciso do kit digital para continuar recebendo o sinal”, acrescentou.
O endereço do Centro de Convivência do Idoso é Estrada do Caminho, sem número, bairro Ajuda de Baixo.