A ex-presidente brasileira criticou o uso da moeda norte-americana nas transações internacionais
No domingo (2), durante o 1º Fórum Mundial da Paz realizado na Universidade Tsinghua, em Pequim, Dilma Rousseff, presidente do Banco dos Brics, afirmou que os Estados Unidos utilizam o dólar como uma “arma geopolítica”. De acordo com ela, a desvalorização cambial tem prejudicado desproporcionalmente os países em desenvolvimento.
Dilma explicou que, em contextos de conflitos geopolíticos, o dólar tem sido empregado como uma ferramenta de sanções, resultando no aumento dos preços de energia e alimentos, além de interromper as cadeias de suprimentos. Ela também destacou a política de contenção adotada pelos EUA para evitar o surgimento de novas potências econômicas, mencionando a atuação contra o Japão no passado e, atualmente, contra a China.
Embora acredite que seja improvável o surgimento de uma nova moeda hegemônica além do dólar, Dilma ressalta que o comércio global e as transações do mercado de capitais entre economias emergentes indicam uma diminuição do domínio da moeda norte-americana. Segundo ela, o sistema financeiro assimétrico gerado pela existência de uma única moeda de reserva internacional tem proporcionado maiores vantagens ao país emissor dessa moeda.
Por portal Novo Norte