O Dia D de vacinação de grupos prioritários da influenza e da vacina bivalente será neste sábado (6) das 8 às 13 horas em 21 unidades de saúde de Macaé, tanto Estratégias Saúde da Família (ESF) quanto Unidades Básicas de Saúde, além da sala de vacina Aeroporto.
Para a influenza, os grupos prioritários compõem o foco: idosos com 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menos que seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Para a bivalente, é preciso apresentar o comprovante de vacinação com pelo menos duas doses de vacinas monovalentes contra a Covid-19. A imunização é destinada a população geral a partir de 18 anos, trabalhadores de saúde a partir de 18 anos, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, e pessoas com comorbidades a partir de 12 anos. Gestantes e puérperas também compõem o grupo.
A vacinação será realizada nas unidades: ESF Visconde, ESF Campo do Oeste, ESF Imbetiba, ESF Praia Campista, ESF Malvinas B, ESF Malvinas A/C, ESF Aroeira, UBS Novo Cavaleiros, ESF Barra Brasília, ESF Lagomar B/C, ESF Lagomar A/D, ESF Ajuda B, ESF Nova Holanda, UBS Barramares, sala de vacina Aeroporto e Casa da Vacina.
Na região serrana, a vacinação ocorre no ESF Frade, ESF Sana, ESF Bicuda Grande, ESF Córrego do Ouro e ESF Glicério.
Por Janira Braga/ Pref. de Macaé