A operação, que ocorre simultaneamente em todo o território nacional, busca reforçar a segurança pública com ações de prevenção qualificada e integrada

Em um esforço conjunto e coordenado, as Polícias Militares de todo o Brasil, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal, lançaram nesta terça-feira, 7 de novembro de 2023, a primeira edição da Operação Força Total. A operação, que ocorre simultaneamente em todo o território nacional, busca reforçar a segurança pública com ações de prevenção qualificada e integrada, visando ampliar a sensação de segurança entre os cidadãos. A iniciativa marca os 30 anos do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM) e demonstra a união e o planejamento estratégico das forças de segurança do país.

O planejamento da operação detalha a mobilização de todos os policiais militares, inclusive aqueles designados para funções administrativas, em um esforço para maximizar a presença policial nas ruas. Este reforço tem o intuito de prevenir o crime de maneira eficaz, aproveitando o efetivo total das corporações para garantir um dia de maior tranquilidade para a população. A denominação “Força Total” reflete o uso intensivo de todo o contingente policial disponível na data de hoje, das 7h às 19h, e é um indicativo do comprometimento das autoridades em oferecer uma resposta robusta à criminalidade.