Representantes de municípios do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense se reuniram - Foto: Bruno Campos

A construção de uma estratégia integrada de fomento às atividades econômicas de vocação e compartilhadas entre as cidades do interior do Estado foi defendida nesta terça-feira (9) em Macaé, através do encontro de representantes dos municípios que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF).

Pauta discutida através da câmara técnica setorial de gestão e desenvolvimento econômico do Consórcio, a projeção de novos investimentos em segmentos como o petróleo, turismo, agronegócio e o comércio foi destacada no encontro, que pontuou também a necessidade dos municípios da região em alcançar estabilidade tributária e administrativa independente das oscilações que marcam a geração de receitas com base no volume de produção de óleo e gás extraídos nas Bacias de Campos e de Santos.

“Chegou a hora da retomada do desenvolvimento econômico regional. Vivemos hoje uma nova realidade de investimentos em todas as matrizes que pautam a economia, não só de Macaé, mas de todas as cidades do Norte e Noroeste do Estado. Essa reunião acontece aqui hoje para marcar, em definitivo, o nosso compromisso em discutir o crescimento da região de forma integrada, potencializando a vocação de todas as nossas cidades”, destacou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.

Juntos, os representantes das Secretarias de Planejamento e de Desenvolvimento de Macaé, Quissamã, Conceição de Macabu, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Carapebus, São João da Barra e Campos dos Goytacazes apontaram a criação de políticas públicas internas de gestão que ajudam a fortalecer as vocações econômicas que se diversificam a partir da pujança do petróleo.

“O governo tem trabalhado de forma conjunta com outras cidades para discutir estratégias que visam promover o fortalecimento de atividades econômicas compartilhadas entre as cidades da região. O desafio de reduzir a dependência da gestão pública sobre as receitas derivadas das compensações do petróleo também unifica essas estratégias de desenvolvimento compartilhadas pela região”, pontuou o Secretário Municipal Adjunto de Planejamento, Wagner Carvalho Motta.

A reunião foi coordenada pelo Secretário executivo do Cidenff, Vinícius Vianna, que destacou a iniciativa do Consórcio em oferecer a todos os municípios integrantes a oportunidade de expor suas ações e iniciativas, compartilhar desafios e discutir soluções conjuntas que promovam o desenvolvimento econômico regional.

“Esta câmara técnica do Cidenff tem como compromisso promover um plano estratégico capaz de oferecer a todos os gestores acesso a informações e programas capazes de fortalecer a diversificação econômica regional, uma proposta defendida por Macaé que é responsável por gerar grandes oportunidades para todo o Norte e também Noroeste Fluminense. Esse é, sem dúvidas, um grande legado que podemos construir para todas as cidades”, apontou Vinícius.

O encontro contou também com a participação do Secretário municipal de Relações Institucionais, Tito Simões; e do professor e pesquisador da Universidade Cândido Mendes, Rodrigo Lira.

Por Márcio Siqueira/ site Pref. de Macaé