Desenvolver e fortalecer o interior do estado com ciência e tecnologia. Esse é um dos temas que serão abordados pela cientista, pesquisadora e professora da UFRJ, Tatiana Roque, durante sua passagem por Campos e Macaé esta semana, para o lançamento de seu novo livro: “Mulheres na ciência”.

Os desafios da Inteligência Artificial e o negacionismo científico também serão abordados pela pesquisadora, que dará palestras e participará de seminários na Universidade do Norte Fluminense (Uenf) e nos Institutos Federais Fluminenses.

Ex-secretária de Ciência e Tecnologia e vereadora na capital, Tatiana não deixou suas atividades como acadêmica e segue como professora titular do Instituto de Matemática da UFRJ. Mestre em Matemática Pura e Aplicada e doutora em Engenharia de Produção, tem se dedicado a pesquisar o que chama de “hype da IA” e suas consequências para o futuro da sociedade. As pesquisas produziram um livro, que será lançado em breve.


“Para fortalecer o norte fluminense, a gente precisa investir muito em ciência e tecnologia. Nós já temos grandes universidades, tanto em Macaé, quanto em Campos. Universidades que produzem conhecimento de ponta. A gente precisa fortalecer estruturas como parques tecnológicos e incubadoras, para transformar todo esse conhecimento, que já é produzido, em inovação, em um setor produtivo mais dinâmico”

TATIANA ROQUE em *Macaé*

Dia 20 de maio (quarta-feira)

13h30 | Seminário:Negacionismo e crise de confiança na ciência (Origens e soluções)
Local: Polo Universitário | Bloco C | Sala 314
End.: Av. Aluizio da Silva Gomes, 50


Dia 21 de maio (quinta-feira)

9h | Palestra: Inteligência artificial: entre o hype e a realidade
Local: Polo Universitário | Auditório B
End.: Av. Aluizio da Silva Gomes, 50

14h | Palestra: Como ciência, tecnologia e educação pública podem transformar o Interior do Rio de Janeiro
Local: Instituto Federal Fluminense
End.: Rod. Amaral Peixoto, Km 164 – Imboassica



TATIANA ROQUE em *Campos*


Dia 22 de maio (sexta-feira)

9h30 | Lançamento do livro: Mulheres na Ciência
Local: UENF | Sala de Vidro do CCH

10h | Palestra: Inteligência artificial: promessas e armadilhas
Local: UENF | Sala Multimídia do CCH
End.: Av. Alberto Lamego, 2000 Parque Califórnia

14h30 | Palestra: Mulheres na Ciência: desafios e oportunidades
Local: Auditório da UFF – Campus XV de Novembro
End.: R. Santiago Carvalhido Filho, 85 – Centro

18h | Palestra: Desenvolvimento Regional, Ciência e Inovação: Caminhos para o fortalecimento do Interior do Estado do Rio de Janeiro
Local: IFF Campus Centro
End.: R. Dr. Siqueira, 273 – Parque Dom Bosco