O deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj apresentou uma moção de repúdio contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suas declarações, nas quais culpou as armas pela violência no Brasil e ofendeu os cidadãos que adquiriram armas legalmente. Na visão do deputado, essas falas são desonestas e caluniosas, desrespeitando aqueles que seguem a lei.
Em sua justificativa, Bilynskyj ressaltou que Santa Catarina é um exemplo de que a posse de armas legais não está associada a um aumento da criminalidade. Mesmo com um alto índice de armas registradas, o estado apresenta uma das menores taxas de homicídios do país, com cidades como Jaraguá do Sul, Tubarão e Brusque registrando índices inferiores a 10 homicídios por 100 mil habitantes.
Continua após a publicidade
Além disso, o deputado destacou que a maioria das armas apreendidas em operações policiais são ilegais, compradas no mercado negro para atividades criminosas. Ele defende que cidadãos de bem tenham o direito ao porte legal de armas para sua proteção, enquanto as autoridades focam no combate ao tráfico de armas ilegais.
Por fim, Bilynskyj solicitou o apoio dos colegas parlamentares para a aprovação da moção de repúdio, ressaltando a importância de reconhecer publicamente a insatisfação com as declarações do presidente e a defesa do direito de posse de armas pelos cidadãos cumpridores da lei.