O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) foi indicado para relatar o projeto de anistia aos presos do 8 de janeiro. A articulação foi conduzida pelo líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), que busca apoio do PL na corrida pela presidência da Câmara. “A escolha de Valadares é estratégica,” afirmou um interlocutor próximo a Elmar.
Apoiar a anistia é condição essencial no PL para apoiar um candidato à presidência da Câmara em 2025. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 95 deputados, é o maior da Casa. Segundo a Coluna do Estadão, os bolsonaristas têm se aproximado de Antônio Brito (PSD-BA), concorrente de Elmar Nascimento na sucessão de Arthur Lira (PP-AL).
Continua após a publicidade
Interlocutores revelam que a nomeação de Valadares foi acertada com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). “Valadares tem a confiança de Lira e transita bem até entre os aliados de Lula,” explicou um parlamentar. O deputado, apesar de ser apoiador de Bolsonaro, é visto como uma figura central no Centrão, facilitando diálogos políticos.